Problemas Impressão 3D – Impressão não agarra e solta-se da cama

Impressão não agarra e solta-se da cama – É muito importante que a primeira camada da impressão esteja fortemente conectada à cama da impressora 3D, para que o restante da peça possa ser construído sobre essa base. Se a primeira camada não estiver aderindo à cama, ela criará problemas mais tarde. Existem muitas maneiras diferentes de lidar com esses problemas de adesão da primeira camada; portanto, examinaremos várias causas típicas abaixo e explicaremos como lidar com cada uma delas.

Soluções Comuns

A cama não está nivelada

Muitas impressoras incluem uma cama ajustável com vários parafusos ou botões que controlam a posição da cama. Se a impressora tiver uma cama ajustável e se estiver com problemas para colocar a primeira camada na cama, a primeira coisa que deve verificar é se a cama da impressora é plana e nivelada. Se a cama não estiver nivelada, um lado da cama pode estar muito próximo ao bico, enquanto o outro lado está muito longe. Conseguir uma primeira camada perfeita requer uma cama de impressão nivelada.

O bico começa muito longe da cama

Depois da cama estar nivelada adequadamente, ainda precisará de garantir que o bico está a começar na altura correta em relação à cama. O seu objetivo é certificar-se que a extrusora está a uma distância perfeita da cama – nem muito longe nem muito perto.

Para uma boa adesão à cama, necessita que o seu filamento seja ligeiramente esmagado contra a cama. Para fazer isso, necessita de editar o Código G, embora possa ajustar essas configurações modificando o hardware, o que normalmente é muito mais fácil (e muito mais preciso!). Pode usar o deslocamento do código G global do eixo Z para fazer ajustes muito finos na posição do seu bico. Por exemplo, se digitar -0,05 mm para o deslocamento do código G do eixo Z, o bico começará a imprimir 0,05 mm mais perto da cama. Tenha cuidado para fazer apenas pequenos ajustes nessa configuração. Cada camada da peça geralmente tem apenas 0,2 mm de espessura, portanto, um pequeno ajuste é muito útil!

A primeira camada está a imprimir muito rápido

Ao extrudar a primeira camada de plástico na cama, é necessário garantir que o plástico une adequadamente à superfície antes de iniciar a próxima camada. Se imprimir a primeira camada muito rápido, o plástico poderá não ter tempo para se unir à cama. Por esse motivo, normalmente é muito útil imprimir a primeira camada numa velocidade mais lenta, para que o plástico tenha tempo de se unir à cama. Alguns programas permitem que edite essa velocidade. Se achar que a impressora se move muito rápido na primeira camada mesmo depois de alterar a velocidade de impressão, tente reduzir essa configuração novamente.

Configurações de temperatura ou refrigeração

O plástico tende a encolher à medida que arrefece de uma temperatura elevada para uma temperatura baixa. Para fornecer um exemplo útil, imagine uma peça com 100 mm de largura que esteja a ser impressa com plástico ABS. Se a extrusora estava a imprimir esse plástico a 230 graus Celsius, mas estava a ser depositada em uma cama fria, é provável que o plástico arrefeça rapidamente após sair do bico quente.

Ventiladores de refrigeração

Algumas impressoras também incluem ventiladores de refrigeração que aceleram esse processo de arrefecimento quando estão a ser usados. Se essa peça de ABS arrefece-se a uma temperatura ambiente de 30 ° C, a parte de 100 mm de largura diminuiria quase 1,5 mm! Infelizmente, a cama da impressora não diminui tanto, pois normalmente é mantida a uma temperatura bastante constante. Por esse motivo, o plástico tenderá a se separar da cama à medida que arrefece. Este é um facto importante a ser lembrado ao imprimir a primeira camada. Se notar que a camada parece agarrar inicialmente, mas depois se separa da base de impressão à medida que arrefece, é possível que as configurações de temperatura e refrigeração sejam as responsáveis.

Cama Aquecida

Muitas impressoras destinadas a imprimir materiais de alta temperatura, como o ABS, incluem uma cama aquecida para ajudar a combater estes problemas. Se a cama for aquecida para manter uma temperatura de 110 °C durante toda a impressão, ela manterá a primeira camada quente, para que não encolha. Portanto, se a impressora tiver uma cama aquecida, tente aquecer a cama para impedir que a primeira camada arrefeça. Como ponto de partida geral, o PLA tende a aderir bem a uma cama aquecida a 60-70 °C, enquanto o ABS geralmente funciona melhor se a cama for aquecida a 100-120 °C. Se a impressora tiver um ventilador de refrigeração, tente desativar esse ventilador nas primeiras camadas da impressão, para que as camadas iniciais não arrefeçam muito rapidamente.

A superfície da cama (fita, colas e materiais)

Diferentes plásticos tendem a aderir melhor em diferentes materiais. Por esse motivo, muitas impressoras incluem um material especial da cama otimizado para os seus materiais. Por exemplo, várias impressoras usam uma folha BuildTak na parte superior da cama que tende a agarrar muito bem o PLA. Outros fabricantes optam por um leito de vidro tratado termicamente, como o vidro borossilicato, que tende a funcionar muito bem com o ABS quando aquecido. Se deseja imprimir diretamente nessas superfícies, é sempre uma boa ideia garantir que a cama está livre de poeira, graxa ou óleo antes de iniciar a impressão. Limpar a cama de impressão com água ou álcool isopropílico pode fazer uma grande diferença.

Se a impressora não incluir um material especial da cama para ajudar na adesão, ainda terá opções! Felizmente, existem vários tipos de fita que aderem bem aos materiais comuns de impressão 3D. Tiras de fita podem ser aplicadas na superfície da cama e facilmente removidas ou substituídas se quiser imprimir com um material diferente. Por exemplo, o PLA tende a agarrar bem na fita do pintor azul, enquanto o ABS tende a agarrar melhor na fita Kapton (também conhecida como filme de poliamida). Muitos usuários também tiveram grande sucesso usando uma cola ou spray temporário na parte superior das plataformas de construção. Spray de cabelo, bastões de cola e outras substâncias pegajosas tendem a funcionar muito bem se tudo falhar. Sinta-se livre para experimentar e ver o que funciona melhor para si!

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

12 thoughts on “Problemas Impressão 3D – Impressão não agarra e solta-se da cama

  • 8 Março, 2020 at 22:41
    Permalink

    I will immediately grab your rss as I can’t find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Please let me know in order that I could subscribe. Thanks.

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 0:07
    Permalink

    Very nice layout and fantastic subject matter, hardly anything else we want : D.

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 1:15
    Permalink

    Hi there! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa? My site covers a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other. If you’re interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Terrific blog by the way!

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 2:24
    Permalink

    I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to see a great blog like this one these days..

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 3:38
    Permalink

    Wonderful beat ! I would like to apprentice whilst you amend your site, how could i subscribe for a weblog web site? The account helped me a acceptable deal. I were a little bit familiar of this your broadcast provided shiny clear idea

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 6:13
    Permalink

    Nice read, I just passed this onto a colleague who was doing some research on that. And he actually bought me lunch because I found it for him smile So let me rephrase that: Thank you for lunch! “Never let inexperience get in the way of ambition.” by Terry Josephson.

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 7:26
    Permalink

    great post, very informative. I wonder why the other experts of this sector do not notice this. You must continue your writing. I am sure, you’ve a great readers’ base already!

    Reply
  • 21 Março, 2020 at 8:51
    Permalink

    F*ckin’ tremendous things here. I’m very satisfied to peer your article. Thanks so much and i am looking forward to touch you. Will you kindly drop me a mail?

    Reply
  • 24 Março, 2020 at 7:40
    Permalink

    An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you become expertise, would you mind updating your blog with more details? It is highly helpful for me. Big thumb up for this blog post!

    Reply
  • 28 Março, 2020 at 6:55
    Permalink

    Do you have any video of that? I’d want too find out
    more details.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *