Problemas Impressão 3D – Sub-extrusão

Sub-extrusão – Como a impressora 3D não fornece feedback sobre a quantidade de plástico que sai do bico, é possível que exista menos plástico saindo do bico do que o esperado pelo software. Se isso acontecer, poderá começar a notar falhas entre extrusões adjacentes de cada camada.

A maneira mais confiável de testar se a impressora está a extrudar plástico suficiente é imprimir um cubo simples de 20 mm de altura com pelo menos três contornos de perímetro. Na parte superior do cubo, verifique se os 3 perímetros estão fortemente unidos ou não. Se houver lacunas entre os 3 perímetros, estará a fazer uma extrusão insuficiente ou então se os 3 perímetros se tocarem e não tiverem espaços, é provável que encontre um problema diferente. Supondo que está a sub-extrudar, há várias causas possíveis para isso, que resumimos abaixo.

Soluções Comuns

Diâmetro incorreto do filamento

A primeira coisa que deseja verificar é se o software conhece o diâmetro do filamento que está a usar. Pode editar essa configuração no programa que estiver a usar para fazer o slice da peça. Verifique se o valor no programa corresponde ao filamento que comprou. Pode até medir o seu filamento usando um par de pinças ou um paquímetro para garantir que realmente tem o diâmetro correto especificado no software. Os valores mais comuns para o diâmetro do filamento são 1,75 mm e 2,85 mm. Muitos carretéis de plástico também incluem o diâmetro correto na embalagem.

Aumente o multiplicador de extrusão

Se o diâmetro do seu filamento estiver correto, mas ainda está com problemas de sub-extrusão, será necessário ajustar o multiplicador de extrusão. Deve editar essa definição no programa que estiver a usar. É comum o PLA imprimir com um multiplicador de extrusão próximo a 0,9, enquanto o ABS tende a ter multiplicadores de extrusão próximos a 1,0. Tente aumentar o seu multiplicador de extrusão em 5% e, em seguida, reimprima o cubo de teste para verificar se ainda possui espaços entre os perímetros.

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

96 thoughts on “Problemas Impressão 3D – Sub-extrusão

Deixe uma resposta