Problemas Impressão 3D – Cicatrizes na superfície superior

Cicatrizes na superfície superior – Um dos benefícios da impressão 3D é que cada peça é construída uma camada por vez. Isso significa que, para cada camada individual, o bico pode se mover livremente para qualquer parte da sua base de impressão, pois a peça ainda está sendo construída abaixo. Embora isso proporcione tempos de impressão muito rápidos, você pode notar que o bico deixa uma marca quando passa por cima de uma camada impressa anteriormente. Isso geralmente é mais visível nas camadas sólidas superiores da sua peça. Essas cicatrizes e marcas ocorrem quando o bico tenta se mover para um novo local, mas acaba arrastando o plástico impresso anteriormente. A secção abaixo explorará várias causas possíveis para isso e fornecerá recomendações sobre quais configurações podem ser ajustadas para impedir que isso aconteça.

Soluções Comuns

Impressora a extrudar muito plástico

Uma das primeiras coisas que deve verificar é que não está a extrudar muito plástico. Se extrudar muito plástico, cada camada tenderá a ser um pouco mais espessa do que o pretendido. Isso significa que, quando o bico tenta se mover através de cada camada, ele pode arrastar parte do excesso de plástico. Antes de examinar outras configurações, verifique se não está a extrudar muito plástico. Por favor, leia a secção Extrusão Excessiva para mais detalhes.

Elevador vertical (salto em Z)

Se sabe que está a extrudar a quantidade correta de plástico, mas ainda está a ter problemas com o bico a arrastar na superfície superior, pode valer a pena examinar as configurações de elevação vertical. A ativação dessa opção fará com que o bico suba uma distância definida acima da camada impressa anteriormente antes de passar para um novo local. Quando chega ao local final, o bico diminui novamente para se preparar para a impressão. Ao mover-se a uma altura elevada, isso pode evitar arranhões no bico na superfície superior da sua impressão.

Certifique-se de que a retração está ativada e defina o “Levantamento vertical da retração” na distância que gostaria que o bico aumentasse. Por exemplo, se digitar 0,5 mm, o bico sempre aumentará 0. 5 mm antes de mudar para um novo local. Observe que esse levantamento vertical ocorrerá apenas quando o bico estiver executando uma retração. Se deseja garantir que uma retração está a ocorrer a cada movimento que a impressora faz verifique se “Apenas retrai ao atravessar espaços abertos” e “Curso mínimo para retração” está desativado.

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

50 thoughts on “Problemas Impressão 3D – Cicatrizes na superfície superior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *