Problemas Impressão 3D – Filamento triturado (ou filamento “despojado”)

Filamento triturado – A maioria das impressoras 3D usa uma engrenagem pequena que agarra o filamento e o pressiona contra outro rolamento. A engrenagem matriz possui dentes afiados que permitem que ela penetre no filamento e empurre para frente ou para trás, dependendo da direção em que a engrenagem matriz girar. Se o filamento não puder se mover, mas a engrenagem de acionamento continuar girando, poderá moer bastante plástico do filamento para que não haja mais nada para os dentes da engrenagem agarrarem.

Muitas pessoas referem-se a essa situação como o filamento sendo “despojado”, porque muito plástico foi despojado para que a extrusora funcione corretamente. Se isso estiver a acontecer na sua impressora, normalmente verá muitas pequenas lascas de plástico que foram trituradas. Também pode notar que o motor da extrusora está a girar, mas o filamento não está a ser puxado para dentro do corpo da extrusora.

Soluções Comuns

Configurações de retração agressiva

Uma das primeiras coisas que deve verificar são as configurações de retração da sua extrusora. Se a velocidade de retração for muito rápida ou estiver a tentar retrair um excesso de filamento, isso poderá causar um stress excessivo na extrusora e o filamento terá dificuldade em acompanhá-lo. Como um teste fácil, pode tentar reduzir a velocidade de retração em 50% para ver se o problema desaparece. Nesse caso, sabe que as configurações de retração podem fazer parte do problema.

Aumente a temperatura da extrusora

Se continuar a encontrar retificação de filamentos, tente aumentar a temperatura da extrusora em 5 a 10 graus, para que o plástico flua mais facilmente. Pode fazer isso a partir da guia Temperatura. O plástico sempre flui mais facilmente a uma temperatura mais alta; portanto, ajuste a temperatura máxima da sua extrusora.

A imprimir muito rápido

Se continuar a triturar filamentos, mesmo depois de aumentar a temperatura, a próxima coisa a fazer é diminuir a velocidade de impressão. Ao fazer isso, o motor da extrusora não precisará de girar tão rápido, pois o filamento é extrudado por um longo período de tempo. A rotação mais lenta do motor da extrusora pode ajudar a evitar problemas de retificação. Ajuste a “Velocidade de impressão padrão”, que controla a velocidade de quaisquer movimentos nos quais a extrusora está a extrudar ativamente plástico. Por exemplo, se estava a imprimir anteriormente a 3600 mm/min (60 mm/s), tente diminuir esse valor em 50% para verificar se a retificação do filamento desaparece.

Verifique se há entupimento dos bicos

Se ainda estiver a triturar filamentos após aumentar a temperatura e diminuir a velocidade de impressão, é provável que o seu bico esteja parcialmente entupido. Leia a secção Extrusora Entupida para obter instruções sobre como solucionar esse problema.

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

173 thoughts on “Problemas Impressão 3D – Filamento triturado (ou filamento “despojado”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *