Como Proteger e Solucionar Problemas de uma Casa Inteligente #5 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente
Como já mencionamos nas desvantagens da tecnologia de uma casa inteligente, dispositivos conectados à Internet em sua casa pode ser assustador. Juntamente com a proliferação de dispositivos e aparelhos inteligentes, o cibercrime também aumentou. Ele aumentou acentuadamente no ano passado, onde muitos convidaram a tecnologia inteligente para as suas casas, na quarentena e no teletrabalho. É por isso que proteger a sua casa é tão importante.
Os hackers podem invadir as redes domésticas inteligentes para controlar os dispositivos internos. Infelizmente, eles não estão a usar as suas habilidades ilegais para roubar a sua máquina de café, eles estão atrás de duas coisas – dados ou material. Adoram vender os seus dados, desde grandes empresas até fraudes individuais online. Quanto ao material, os hackers podem aceder às câmeras e microfones e usar o material gravado para chantagear ou atormentar os proprietários.
Armazenamento de Dados e Nuvem
Tenha cuidado com o local onde coloca as suas informações e materiais particulares, especialmente quando os seus dispositivos estão conectados à nuvem. A nuvem pode ser conveniente e muitos serviços são seguros, mas também podem ser abertos por hackers. É mais difícil para os hackers fazerem isso se os materiais forem mantidos num disco rígido externo desconectado quando não estiver em uso.
O fabricante de serviços também receberá dados do armazenamento em nuvem, portanto, leia as suas políticas de privacidade para garantir que concorda com a maneira como os seus dados são usados. Pesquise pelo fabricante para ver se ele têm alguma controvérsia sobre o uso indevido de dados ou hacks recentes.
Câmeras e Colunas Inteligentes
Com os riscos dessas tecnologias conhecidos pelos fabricantes, muitos monitores e colunas possuem botões de mudo, que os impedem de gravar ou ouvi-lo. Eles geralmente são botões físicos que precisa de pressionar, não uma configuração de software que pode ser ignorada por um hacker. Também pode usar plugues inteligentes, que desligam a energia na fonte quando não estão a ser usados. Isso também economiza energia e dinheiro!
Se for cuidadoso, poderá criar a sua casa inteligente sem nunca acederem a uma câmera de sua casa. No máximo, uma ou duas câmeras de segurança numa rede serão suficientes para as demandas de segurança da maioria das pessoas. Por fim, pode encobrir as câmeras que estão nos seus dispositivos se não quiser correr o risco. Pode comprar capas de webcam dedicadas que fazem exatamente isso ou, como alternativa gratuita, um simples papel sobre a câmera. As pessoas fazem isso com os laptops modernos que possuem câmeras embutidas. As tampas dedicadas podem deslizar ou ser facilmente removidas para uso regular.
Autenticação de Dois Fatores
De seguida, deve habilitar a autenticação de dois fatores sempre que possível. Embora possa parecer um esforço extra, habilitar o 2FA usa o mundo interconectado em que vivemos para torná-lo mais seguro. Se alguém tentar aceder à sua conta ou qualquer software do seu dispositivo, o seu telefone fará um ping questionando a origem da tentativa de acesso e solicitará que permita o acesso.
Portanto, se a pessoa for um hacker ou não tiver permissão, será alertado e impedirá que ela entre. Para ter sucesso, os hackers precisariam aceder ao seu telefone e às suas comunicações privadas, ou às vezes ao seu email, além de penetrar na sua rede doméstica inteligente em primeiro lugar, são todos além do nível de habilidade da maioria dos hackers criminosos. Se pode escolher entre produtos que têm 2FA e aqueles que não têm, a opção 2FA é sempre a mais segura.
Solucionar Problemas da sua Casa Inteligente
Se já configurou um novo computador, ou talvez um novo smartphone, sabe como pode ser frustrante ter problemas. Ao configurar qualquer tecnologia, a solução de problemas é necessária para evitar quaisquer problemas e antecipar outros problemas no futuro. Por meio de dicas de solução de problemas, pode aprender como configurar, manter e consertar os seus dispositivos e softwares.
Às vezes, seguir as instruções à letra não é o suficiente. Se já aconteceu consigo, confira estas dicas sobre como solucionar problemas da sua casa inteligente:
• Às vezes, ligar e desligar um dispositivo novamente realmente funciona. Se a configuração não funcionar à primeira tentativa, tente novamente! Ao fazer isso, recarrega qualquer software que o acompanha, pois esse pode ser o problema, não o próprio dispositivo.
• Ao configurar um dispositivo, deve sempre certificar-se de que o seu smartphone esteja conectado ao mesmo WiFi que o próprio dispositivo. A maioria dos dispositivos requer 2,4 GHz, mas isso varia, portanto, consulte o manual do usuário de qualquer produto que comprar. Muitos routers fazem isso automaticamente, é claro, mas às vezes não o fazem por vários motivos. Se o router decidir por uma banda acima de 2,4 GHz, distanciar-se do router geralmente diminuirá esse número.
• Depois de tentar reiniciar seus dispositivos, deve reiniciar o seu router também. Todos os routers que estiver a usar também devem estar a executar o firmware mais recente.
• Quando tudo falhar, vá para a Internet! Está aqui, afinal, então já sabe como fazê-lo. Use uma pesquisa mais específica para encontrar o que há de errado com o seu dispositivo. Procure fóruns feitos para discutir esses problemas – muitos fabricantes contêm isso nos seus sites. Talvez alguém tenha tido o mesmo problema e tenha resolvido. Caso contrário, talvez possa compartilhar o seu problema, encontrar ajuda e abrir caminho para clientes semelhantes no futuro.
• Infelizmente, se todas as outras opções realmente falharem, precisará de emitir uma redefinição de fábrica. Embora isso não seja tão devastador quanto redefinir um computador ou um telefone (onde pode perder todas as suas informações pessoais), ainda pode perder qualquer personalização e progresso feito até ao momento ao configurar a sua casa inteligente. Mais uma vez, exclua e reinstale todos os aplicativos que acompanham os dispositivos que está a redefinir.
Com isso, deve saber o que há de mais recente sobre como estabelecer um sistema doméstico inteligente em sua casa. Esteja sempre à procura da atualização e aventurando-se, adicionar novas tecnologias à sua casa pode ser difícil se não souber o que está a fazer. Deve saber o que é uma casa inteligente, as vantagens e desvantagens de ter uma e os componentes necessários. A partir daí, descrevemos etapas claras para estabelecer a sua base de casa inteligente e expandi-la em cinco etapas diferentes, além de dicas sobre como tornar sua rede doméstica mais segura contra hackers e invasores cibernéticos.
Lembre-se de que configurar uma casa inteligente também é um processo que pode sair caro, portanto, a maioria das pessoas terá uma melhor experiência se a desenvolver ao longo do tempo. Ao adicionar peças diferentes ao longo do tempo, quando puder comprá-las confortavelmente, terá uma casa inteligente totalmente funcional. Não perca nenhum dos nossos artigos à cerca deste assunto:
• O que é uma Casa Inteligente? #1 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;
• Prós e Contras de uma Casa Inteligente? #2 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;
• Fundamentos de uma Casa Inteligente #3 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;
Não sabe onde comprar os produtos para a sua casa inteligente? Encontre tudo o que precisa em ElectroFun.pt:
Não perca também os nossos vídeos, com conteúdo do seu interesse como as casas inteligentes: