Fundamentos de uma Casa Inteligente #3 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente

Ao configurar uma casa inteligente, precisa de ter duas coisas em mente. Primeiro, precisa de ter os componentes necessários para tornar realidade o seu sistema de casa inteligente planeado. Em segundo lugar, precisa de saber quais são os padrões a seguir numa casa inteligente e como eles funcionam. Essas duas coisas formam a base de todas as casas inteligentes.

 

 

Sobre as expectativas, é melhor mantê-las sob controle, dependendo do tamanho da sua casa e do orçamento disponível. Os componentes necessários são simples, então vamos começar por aí. Já mencionamos alguns dos dispositivos usados ​​para implementar a tecnologia inteligente em sua casa, embora não os tenhamos abordado ao detalhe. Aqui estão os componentes básicos que uma casa inteligente usa:

Câmeras – As câmeras são usadas em muitos aspetos da tecnologia de uma casa inteligente, desde a vigilância do prédio e das pessoas nele até pequenas lentes que são usadas para detetar movimento e outros fenômenos específicos na propriedade.

Campainhas – As campainhas inteligentes funcionam igual a uma campainha normal mas estas têm uma câmera e conectividade ao seu smartphone incorporada. Dessa forma, ela mantém a área debaixo de olho e vai notifica-lo quando for detetado movimento ou um som que não era suposto.

Abertura de Porta de Garagem – Se tem uma garagem, também vai querer verificar os produtos inteligentes para a abertura da porta da sua garagem. São mecanismos que, quando acoplados à porta da sua garagem, abrem-se por meio de um aplicativo no seu smartphone ou noutros dispositivos eletrónicos.

Utensílios de Cozinha – Com a tecnologia de um casa inteligente, alguns aparelhos de cozinha podem ser operados principalmente quando está longe deles. Aparelhos que realizam processos singulares e repetidos, como cafeteiras, podem ser programados em certos horários. Não pode cozinhar uma refeição gourmet automaticamente, no entanto, facilita o processo.

Luzes – Lâmpadas inteligentes que se conectam ao seu telefone ou a outros dispositivos de controle, permitindo alterar os níveis de iluminação ou escolher cenários pré-definidos com diferentes níveis de brilho e tons/temperaturas de cores. Eles também podem usar programações para ligar/desligar automaticamente com base na hora ou nos níveis de luz detetados.

Termostatos – Assim como as lâmpadas inteligentes, os termostatos inteligentes ajustam as configurações com base no calor ou no frio. Também pode obter sensores que permitem medir a temperatura de sua casa, quarto a quarto, embora isso seja mais avançado do que um termostato inteligente básico que cobre a área toda.

Colunas Inteligentes – Além de controlar a luz e a temperatura em sua casa, também pode usar a tecnologia inteligente para gerir o som e o volume dos dispositivos. Muitos dispositivos inteligentes que fazem barulho têm funções de controle de volume integradas, enquanto as colunas inteligentes são muito mais do que isso. Muitas colunas inteligentes vêm com o assistente de voz já integrado e são capazes de executar pesquisas online e muitos outros comandos. Consulte o segmento de controle de voz mais abaixo para obter informação mais detalhada sobre como funciona o software dentro das colunas inteligentes.

Fechaduras Inteligentes – Algumas fechaduras inteligentes oferecem acessibilidade através do telefone, enquanto outras têm configurações para permitir a entrada de determinadas pessoas, como familiares e amigos. Eles regulam estritamente quem tem acesso à sua casa e permitem que os proprietários ajam rapidamente se algum crime for detetado.

Smart TV’s – As Smart TV’s e os controles remotos inteligentes que se conectam a elas também fazem parte de um sistema doméstico inteligente em funcionamento. Muitos deles incluem um pequeno microfone e um assistente, permitindo que controle a TV de sua casa por meio de comandos de fala.

Controle de Voz – Tendo mencionado a capacidade de controlar a sua TV por meio de comandos de voz, também pode usar esses recursos para controlar outras coisas. O exemplo mais popular aqui é o assistente de voz da Amazon – Alexa – que pode ser usado para controlar TV’s inteligentes, colunas inteligentes, luzes e muitos outros recursos da sua casa inteligente. Os assistentes de voz são essencialmente o centro da casa inteligente que quer controlar com sua voz. Um assistente de voz integrado é de longe um dos mais populares e personalizáveis. Muitos deles podem ser programados para fazer muitas coisas quando recebem comandos específicos. Por exemplo, pode programar o Alexa para o informar sobre o clima quando disser “bom dia” ou iluminar a casa quando disser “estou em casa”.

Tomadas Inteligentes – A maioria dos dispositivos inteligentes mencionados acima conectam-se à parede, mesmo que seja apenas temporariamente para carregar. Tomadas inteligentes são uma ótima maneira de transformar fundamentalmente a sua casa numa casa inteligente. Por meio de um aplicativo ou por meio de comandos de voz, pode controlar quais aparelhos recebem energia, à distância.

Software – Este acompanha a maioria dos dispositivos acima. Para configurar os seus dispositivos, conectar e gerir a sua casa inteligente, precisará de aplicações e outros softwares. Felizmente, eles são facilmente acessíveis nas lojas de aplicações gratuitamente, e os guias para fazer download devem vir com os seus produtos se eles não estiverem pré-instalados. Já falamos no software de colunas inteligente mais acima, mas a maioria dos dispositivos inteligentes tem algum tipo de conectividade a um software/aplicação.

Padrões de uma Casa Inteligente

Se a frase “padrão de uma casa inteligente” soa um pouco técnica demais para si, não se preocupe. A padronização faz com que muitos produtos/serviços oferecidos por diferentes partes têm um conjunto acordado de regras que facilitam todos os envolvidos. É uma parte importante de todos os setores, especialmente quando se trata de tamanhos. Por exemplo, os contentores vêm em tamanhos padronizados para que todos possam caber com eficiência nos barcos, independentemente do tamanho do barco ou da sua origem.

Para um exemplo mais técnico, a maioria dos cartões SIM vem no mesmo tamanho. Imagine se cada provedor de serviços oferecesse cartões SIM de tamanhos diferentes, muitos não caberiam no seu telefone porque o slot seria muito grande ou pequeno. Mais uma vez, as tomadas e os cabos também são padronizados para que todos os dispositivos eletrónicos possam funcionar com eles, embora os padrões sejam diferentes de acordo com o continente e os sistemas de energia usados.

Então, o que significa tudo isso no contexto de uma casa inteligente? O padrão de casa inteligente é a compatibilidade que seus dispositivos têm entre si. Se eles foram feitos com o mesmo padrão e objetivos em mente, todos poderão conectar-se e criar uma casa inteligente. Se não fosse assim, gastava muito dinheiro em produtos individuais que não se comunicam entre si.

Imagine ter uma TV inteligente, tentar conectá-la a uma coluna inteligente e descobrir que elas são fundamentalmente incompatíveis por causa de como foram feitas e do software concorrente que usam. Precisa de verificar essas coisas antes de comprar, e por isso é que os padrões de uma casa inteligente são tão importantes. Eles são literalmente a base da sua casa inteligente, com os dispositivos instalados em função desses mesmos padrões.

Quanto ao que decide, escolha um padrão e certifique-se de que os dispositivos que compra tenham total interoperabilidade. Faça isso começando devagar, com dispositivos mais populares e amplamente compatíveis e, em seguida, aumentando gradualmente a sua casa inteligente pesquisando sobre cada nova adição.

 

« Ver Artigo Anterior                                                                                                                         Ver Próximo Artigo »

 

 

Com isso, deve saber o que há de mais recente sobre como estabelecer um sistema doméstico inteligente em sua casa. Esteja sempre à procura da atualização e aventurando-se, adicionar novas tecnologias à sua casa pode ser difícil se não souber o que está a fazer. Deve saber o que é uma casa inteligente, as vantagens e desvantagens de ter uma e os componentes necessários. A partir daí, descrevemos etapas claras para estabelecer a sua base de casa inteligente e expandi-la em cinco etapas diferentes, além de dicas sobre como tornar sua rede doméstica mais segura contra hackers e invasores cibernéticos.

Lembre-se de que configurar uma casa inteligente também é um processo que pode sair caro, portanto, a maioria das pessoas terá uma melhor experiência se a desenvolver ao longo do tempo. Ao adicionar peças diferentes ao longo do tempo, quando puder comprá-las confortavelmente, terá uma casa inteligente totalmente funcional. Não perca nenhum dos nossos artigos à cerca deste assunto:

O que é uma Casa Inteligente? #1 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Prós e Contras de uma Casa Inteligente? #2 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Fundamentos de uma Casa Inteligente #3 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Configurar uma Casa Inteligente Passo a Passo #4 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Como Proteger e Solucionar Problemas de uma Casa Inteligente #5 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente.

 

Não sabe onde comprar os produtos para a sua casa inteligente? Encontre tudo o que precisa em ElectroFun.pt:




 

 

Não perca também os nossos vídeos, com conteúdo do seu interesse como as casas inteligentes: