Configurar uma Casa Inteligente Passo a Passo #4 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente

Existem muitas etapas envolvidas na configuração de um sistema doméstico inteligente. Abaixo, detalhamos as cinco principais etapas que precisa de cobrir ao estabelecer a sua.

 

1. Como Escolher o seu Sistema? (Este é o Primeiro e Mais Importante Passo)

O primeiro e mais importante passo é decidir qual sistema de casa inteligente usar. Já abordamos isso ao falar sobre compatibilidade, que é amplamente ditada pelo sistema que escolher. Seja o Google Assistant, o Alexa da Amazon ou o HomeKit da Apple, ficará restrito aos dispositivos que pode ou não pode usar, dependendo do que escolher. Temos disponíveis várias opções de hubs domésticos inteligentes no nosso site. Eles estão conectados ao seu sistema inteligente e ao modo como funciona. Este deve ser o primeiro passo, porque fica muito mais fácil planear coisas como compatibilidade e recursos compartilhados oferecidos pelos seus dispositivos.

2. O que é um Hub e porque Precisa de Um?

Ao começar, pode aliviar muitas preocupações de compatibilidade obtendo um hub inteligente. Esses são dispositivos que podem controlar remotamente a maioria dos dispositivos domésticos inteligentes, o que é muito útil, mas também tornam mais fácil encontrar dispositivos compatíveis à medida que aumenta a sua rede doméstica inteligente. Existem muitos hubs independentes por aí. Isso significa que os hubs funcionam com a maioria dos iOS e Android, por isso são ótimos para a maioria dos usuários de smartphones. Eles geralmente vêm com seus os próprios sistemas de software proprietários, então pense no hub como uma representação física do nosso primeiro passo. Ao obter um hub mais popular, garante que ele será compatível com mais dispositivos no futuro. Lembre-se de que nenhum hub pode cobrir todos os dispositivos inteligentes existentes, não importa quão avançada seja a tecnologia. Muitos hubs têm páginas de compatibilidade dedicadas que permitem que veja com o que eles podem interagir.

3. Configure a Conectividade

Para esta próxima etapa, precisará de um router. Nós assumimos que já tem um. O mais importante é que mantenha os manuais de instruções dos seus dispositivos inteligentes. Confie em nós, não quer mudar de casa ou trocar de router, e não saber como alterar a conexão dos seus dispositivos com a Internet. Se trocar o router, usar o mesmo nome e senha geralmente é suficiente para a rede inteligente identificar a sua nova casa. Todos os dispositivos devem se conectar ao mesmo WiFi, que deve ser definido como privado e usado apenas na sua rede doméstica. Conectar os seus dispositivos a redes WiFi públicas é uma maneira infalível de ser hackeado.

4. Configure os seus Dispositivos de Casa Inteligente

Isso leva-nos ao processo de configuração. Antes de conectar os seus dispositivos ao WiFi e entre si, precisa ligá-los primeiro. Cada dispositivo terá o seu próprio processo de configuração específico, então não podemos entrar em muitos detalhes aqui. Como sempre, consulte o manual/instruções do usuário para os dispositivos que usa. Eles lhe dirão como configurá-lo e garantir que não haja erros. Se estiver a ter problemas, consulte o nosso post sobre proteção e solução de problemas de uma casa inteligente.

5. Escolher os Melhores Locais e Nomes ​​para os seus Dispositivos

Ao configurar os seus dispositivos, dará um nome para eles. Isso pode parecer estranho se não tiver experiência com casas inteligentes e a tecnologia que estamos a usar, mas é importante. Os nomes são as etiquetas que atribui aos seus dispositivos para que, no seu hub ou por meio do seu smartphone, possa encontrar o dispositivo e geri-los. Não quer chamar a todos os dispositivos de “device_01”, “device_02” e “device_03” senão não poderá diferenciá-los! Os nomes devem ser claros, informativos ​​e únicos para evitar confusão. Se algo é uma luz, pode chamá-lo de alguma variante de “luz”. Dito isso, pode usar os seus próprios codinomes se não quiser deixar claro para possíveis hackers. Contanto que todos em casa saibam quais são os nomes, pode nomeá-los como quiser.

 

« Ver Artigo Anterior                                                                                                                         Ver Próximo Artigo »

 

 

Com isso, deve saber o que há de mais recente sobre como estabelecer um sistema doméstico inteligente em sua casa. Esteja sempre à procura da atualização e aventurando-se, adicionar novas tecnologias à sua casa pode ser difícil se não souber o que está a fazer. Deve saber o que é uma casa inteligente, as vantagens e desvantagens de ter uma e os componentes necessários. A partir daí, descrevemos etapas claras para estabelecer a sua base de casa inteligente e expandi-la em cinco etapas diferentes, além de dicas sobre como tornar sua rede doméstica mais segura contra hackers e invasores cibernéticos.

Lembre-se de que configurar uma casa inteligente também é um processo que pode sair caro, portanto, a maioria das pessoas terá uma melhor experiência se a desenvolver ao longo do tempo. Ao adicionar peças diferentes ao longo do tempo, quando puder comprá-las confortavelmente, terá uma casa inteligente totalmente funcional. Não perca nenhum dos nossos artigos à cerca deste assunto:

O que é uma Casa Inteligente? #1 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Prós e Contras de uma Casa Inteligente? #2 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Fundamentos de uma Casa Inteligente #3 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Configurar uma Casa Inteligente Passo a Passo #4 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Como Proteger e Solucionar Problemas de uma Casa Inteligente #5 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente.

 

Não sabe onde comprar os produtos para a sua casa inteligente? Encontre tudo o que precisa em ElectroFun.pt:




 

 

Não perca também os nossos vídeos, com conteúdo do seu interesse como as casas inteligentes: