Como Programar ESP8266 ESP-01 como StandAlone com Arduino
Neste artigo iremos ensinar a como preparar o seu ESP8266 modelo esp-01 a ser programado no Arduino da forma mais simples possível usando um conversor de Serial FTDI/TTL. Para acompanharmos este artigo iremos necessitar dos seguintes artigos:
Imagem | Produto | Comprar |
---|---|---|
ESP8266 Esp-01 |
||
Programador ESP-01 |
||
Conversor FTDI FT232RL USB para TTL |
Sobre o ESP8266
O ESP8266 é um chip que revolucionou o movimento maker devido ao seu baixo custo e rápida disseminação. O que mais chama atenção é que ele possui WiFi possibilitando a conexão de diversos dispositivos a internet (ou rede local) como sensores.
Para facilitar a utilização deste chip, vários fabricantes criaram módulos e placas de desenvolvimento. Estas placas variam em tamanho, número de pinos ou tipo de conexão com computador.
Neste tutorial iremos focar na versão ESP-01 e em como preparar o módulo para que seja compatível com o Arduino.
ESP-01 Pinout
Este módulo possui dois modos de funcionamento sendo um destinado para execução de código e outro para programação, diferenciando-se pelo estado do GPIO0:
- GPIO0 Ligado ao Gnd – Modo de Programação
- GPIO0 Desconectado – Modo de Execução
Esquema de Montagem – Programador FTDI
Como pode averiguar, o pino GPIO0 encontra-se conectado ao GND porque pretendemos carregar o nosso código.
Esquema de Montagem – Programador de ESP
De forma a facilitar o processo de programação do ESP-01 foi desenvolvido um programador com um socket exclusivo em que apenas é necessário encaixar o módulo.
Contudo como discutido anteriormente é necessário garantir em que o Pin GPIO0 se encontra conectado ao GND para que a sua programação seja efetuada com sucesso, desta forma, recomendamos a que solde um botão a este componente da seguinte forma:
Basta segurar este botão até que o programador seja reconhecido pelo seu sistema, isto fará com que o controlador fiquem modo de programação.
Drivers
Para utilizar devidamente estes programadores pode ser necessário efetuar a instalação do driver para a conectividade do CH340 manualmente caso o seu sistema não reconheça automaticamente. Para isto basta transferir este e executar este instalador conectar o seu programador e carregar em instalar – Pode ser necessário facultar permissão de administrador.
Atualizar Firmware
Para atualizar o Firmware do seu ESP é necessarily transferir 2 ficheiros:
De seguida deverá seguir os seguintes passos:
- Conectar o seu ESP-01 a sua máquina
- Copiar as seguintes configurações:
- Verificar se a porta seleciona (Caixa 6) corresponde ao seu ESP – pode verificar no gestor de dispositivos
- Carregar em Start, caso tenha sido efetuado com sucesso, a caixa “Detected Info” será preenchida com os dados correspondentes ao seu controlador.
- Download Path Config – Selecione uma caixa – Selecione o Ficheiro com o Firmware da AIThinker transferido no passo anterior
- Finalmente, carregar em START, o firmware será flashado no seu controlador – Em caso de erro, reveja os campos e carregue novamente em START.
Programar o ESP-01 no Arduino IDE
Para programar o seu ESP deverá, novamente, conectar o seu ESP-O1 em modo de programação (GPIO0 conectado a GND).
De seguida siga as seguintes etapas cuidadosamente:
- Abrir o seu Arduino IDE;
- Aba Ficheiro – Preferências – Adicionar o link “http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json” ao campo “URL Adicionais do Gestor de Placas”;
- Aba Ferramentas – Placa – Gestor de Placas – Pesquise por “ESP8266” instale a versão mais atualizada produzida pela Espressif;
- Aba de Ferramentas – Placa – ESP8266 – Selecione Generic ESP8266;
- Aba de Ferramentas – Porta – Selecione a Porta correta;
- Aba de Ficheiro – Exemplos – ESP8266 Wifi – WifiScan;
- Carregar Código (ctrl + U);
O seu código será carregado para o seu ESP-01, assim que o upload esteja terminado deverá desconectar o seu controlador e voltar a conectar, desta vez com o GPIO0 desconectado do GND, abra o seu monitor de serial, o seu controlador estará a fazer um SCAN a redes Wifi nas proximidades.
Caso pretenda, pode desconectar todos os cabos, mantendo apenas as 3 ligações essências para que o ESP-01 funcione:
- VCC – VCC
- GND – GND
- State (ch) – VCC
Para mais projetos, percorram o nosso blog, onde podem encontrar vários artigos interessantes relacionados com eletrónica, robótica e muito mais! Visitem também o nosso site, onde encontram tudo para eletrónica e robótica!