QUER COMEÇAR NO MUNDO IOT? ESTAS SÃO AS PLACAS QUE DEVE UTILIZAR!
Todos os projetos são bons projetos. Aliás, qualquer projeto, seja ele simples ou complexo, desde que satisfaça as necessidades/resolva o problema para o qual foi desenvolvido, é um bom projeto. No que toca às placas microcontroladoras, programas com a ligação Wi-Fi são sempre mais procurados, especialmente para iniciar no Internet of Things (IoT). Neste artigo, vamos mostrar todas as possibilidades de entrar neste vasto mundo com placas microcontroladoras!
Arduino
Vamos começar pelas placas mais utilizadas, e assim as mais simples de configurar. Utilizar, por exemplo, um Arduino Uno para se conectar à internet é posível, graças às shields existentes para este modelo de placas. Todas tem algo em comum: utilizam a ESP8266, um microcontrolador com capacidades sem fio, que comunica com o Arduino através da comunicação série e lhe transmite toda a informação necessária. É também possível encontrar ambos os produtos combinados apenas numa placa.
Estas placas são bastante úteis, especialmente para builds onde o espaço não é problema, e onde o programa do projeto não demanda muito poder de processamento da placa.
ESP32
Agora, quando o programa começa a “aquecer”, aí vemos a necessidade de utilizar uma placa ESP32. Ao contrário do único core do Arduino, estas placas tipicamente vem equipadas com um sistema de núcleos Dual-Core, permitindo uma execução mais folgada das tarefas. Para além de poderem ser programadas pelo Arduino IDE e de integrarem mais pinos I/O do que os Arduinos, estas placas vem equipadas com comunicação Wi-Fi e Bluetooth, juntando o bom dos dois mundos.
ATENÇÃO: A ESP32-SOLO-1 É EXCEÇÃO A ESTA REGRA, POIS APRESENTA APENAS 1 NÚCLEO.
Raspberry Pi
Por último, e para os mais avançados nesta vasta área da programação, apresentamos as placas Raspberry Pi. Estas, considerados por muitos um “mini computador”, estão equipadas com um I/O nativo mais avançado (portas USB 2.0 e 3.0, entrada RJ45, portas Micro HDMI e Jack 3,5mm), a possibilidade da adição de diversos módulos através dos pinos HAT, e onde o seu poder de processamento supera de longe as placas anteriormente apresentadas. A versão mais recente desta gama, a Pi 4, disponíveis nas versões de 2GB, 4GB e 8GB, realiza na plenitude o projeto mais complexo que podemos desenvolver.
Em ElectroFun.pt pode encontrar todo o tipo de placas microcontroladoras, desde Arduinos a Raspberry’s, para todo o tipo de projetos: grandes, pequenos, complexos, simplistas… Para conhecer toda a nossa gama de produtos, visite o nosso site, electrofun.pt, ou visite-nos na nossa loja física, em Vila Nova de Gaia, localizada no Grande Porto!