Como aprender a Soldar

A soldadura com estanho é a base de todas as aplicações eletrónicas, uma vez que permite a conexão entre todos os componentes de forma rápida, eficaz e segura. Soldar é uma tarefa manual delicada que só pode ser dominada com a prática. Lembre-se de que a sua capacidade de soldar devidamente determinará o funcionamento adequado da montagem. Uma solda mal feita pode causar falhas no produto em algum momento. Neste artigo, aprenderemos a lidar com o ferro de soldar, os materiais e as ferramentas necessárias.

Como fazer uma Soldadura perfeita

Na eletrónica, geralmente são usados ferros de soldar de baixa potência, pois geralmente são trabalhos delicados. O ferro de soldar é uma ferramenta que possui um enorme campo de aplicações, seja para realizar novas montagens ou para fazer reparações. O ferro de soldar deve permitir operações de soldadura de estanho correspondentes à união de dois ou mais condutores. Devido ao seu uso frequente, o equipamento deve apresentar, entre outras características, grande segurança e durabilidade.

Tipos de Soldador

Este é o ferro em formato de lápis clássico, 230V – 60W. O seu aquecimento é permanente e possui alta inércia térmica. Tanto no momento da solda quanto nas pausas, o ferro deve permanece conectado à corrente elétrica. É adequado para trabalhos repetitivos e numerosos.

Ferro Soldar Electrofun
Ferro de Soldar 230V – 60W

 

Este é o ferro em formato de pistola. A sua ponta é aquecida pelo efeito de uma grande corrente que passa através dela. É útil para trabalhos esporádicos, pois aquece instantaneamente.

Ferro Soldar Pistola Electrofun
Pistola de Soldar 30V – 130W

A Soldadura

Tem como objectivo unir os componentes a serem soldados para que estes se toquem através da ligações de estanho fundido, uma vez frio, constituirá uma verdadeira união, principalmente do ponto de vista eletrónico.

 

O Estanho

Embora o termo recorrente seja “estanho” é usado indevidamente porque não é apenas estanho, é uma mistura deste metal com chumbo, geralmente com uma proporção respectiva de 60% e 40%, que acaba sendo o mais indicado para soldagem em eletrónica.

Solda Estanho 0.5mm 60/40

 

Para realizar uma boa soldadura, além do ferro de soldar e da liga descrita, uma substância adicional, chamada, pasta de soldar, cuja missão é facilitar a distribuição uniforme do estanho nas superfícies a serem unidas e evitar a oxidação produzida pelas temperaturas muito altas do soldador.

Pasta Para Soldar 50g

 

Processo para Soldar

Antes de começar a soldar, verifique se:

  • 1- A ponta do ferro de soldar está limpa – Caso não esteja, pode ser usada uma escova macia, ou melhor, uma esponja húmida. A ponta devera ser esfregada suavemente com a escova ou contra a esponja. Em nenhum caso a ponta deve ser raspada com uma lima, tesoura ou similar, pois o cromagem (o revestimento proporciona durabilidade ponta) pode ser danificada;

 

  • 2- As peças a serem soldadas devem estar completamente limpas – Caso não estejam recorra a uma esponja macia e húmida para remover a sujidade tornando o processo de soldagem mais fácil.

 

  • 3- Verificar se o ferro de soldar utiliza a energia adequada – Em eletrónica, é recomendando é usar ferros de soldar entre 15 a 30w, nunca mais, porque os componentes do circuito podem se danificar quando em contacto com calor excessivo.

 

Veremos uma simulação de soldagem, com o que acontece por parte do operador e o que acontece nas peças a serem soldadas. Isso nos ajudará a conhecer e a entender as diferentes etapas da soldagem, que, com a experiência, serão realizadas automaticamente, sem pensar. Os passos são os seguintes:

 

  • 1- Verifique se as áreas a serem soldadas estão limpas, sem sujidade – Nas placas de circuito impresso, pode utilizar uma borracha para limpar a placa. Se forem fios de cobre, podem ser raspados com uma tesoura ou uma lâmina para limpar o fio;

 

  • 2- Limpe a ponta do ferro de soldar – Para fazer isso, esfregue delicadamente a ponta em uma esponja húmida;

 

  • 3- As peças começaram a aquecer até atingir a temperatura do ferro – Se a ponta estiver limpa, isso geralmente leva menos de 3 segundos. Esse tempo dependerá do uso de um alicate e da massa das peças a serem aquecidas;

 

  • 4- Sem remover o ferro de soldar, aplique a solda (alguns milímetros) na área de soldagem –  Evite tocar diretamente na ponta. Quando a área a ser soldada é grande pode mover o ponto de aplicação da solda pela área para ajudar a distribuí-la;

 

  • 5- A resina do estanho, ao tocar superfícies quentes, atinge o estado semi-líquido e sai das cavidades, distribuindo-a pela superfície da solda – Isso facilita a solda fundida a cobrir as áreas a serem soldadas;

 

  • 6- Remova o ferro de soldar, tentando não mover as peças – Deixe a solda arrefecer naturalmente. Isso demora alguns segundos. O estanho fundido solidifica, dando a solda por terminada com um formato brilhante e com boa resistência mecânica.

 

Processo para dessoldar

Para dessoldar, existem vários métodos, embora neste tutorial nos concentraremos apenas na remoção via sucção através de vácuo.

Chupa-Soldas de Vácuo

Na imagem acima, vemos um chupa-soldas que remove a solda através do vácuo é uma bomba de sucção que consiste em um cilindro que possui um pistão acionado por uma mola interna. Possui uma ponta de plástico que suporta perfeitamente as temperaturas utilizadas. O corpo principal (tanque) é geralmente feito de alumínio.
Para o usar, deve carregá-lo superando a força da mola e (pressionando o botão na parte superior da ferramenta), no momento desejado pressione o botão que libera a mola e criando vácuo na ponta.

O procedimento é o seguinte:

  • Carregue o ferro dessoldador – Para fazer isso, deve pressionar a mola (botão superior da ferramenta);

 

  • Aplique a ponta do ferro de soldar na área onde deseja remover a solda – Se a ponta do ferro de soldar estiver limpa, a solda derreterá em alguns segundos.

 

  • Sem remover o ferro, aproxime a ponta do chupa-soldas da área e pressione o botão de acionamento – O pistão interno ira disparar, produzindo um grande vácuo na ponta absorvendo assim a solda (Se necessário, repita este passo até que não exista solda na área desejada e o componente saia com facilidade).

 

Todas as ferramentas que necessita para realizar uma soldadura perfeita pode encontrar na EletroFun: https://www.electrofun.pt/ferramentas