Curso Robótica – #8 – Controle Remoto IR (RC5)

O controle remoto com uma lanterna testada durante a parte #6 do curso robôs era muito simples, mas tinha muitas limitações.

Desta vez, vamos lidar com conectividade sem fio real! Em vez de luz visível, usaremos infravermelho. O robot pode então ser controlado usando o controle remoto da TV.

 

Diferentes métodos de comunicação sem fio

Mais e mais fabricantes equipam os seus dispositivos com módulos Bluetooth e WiFi. Estas soluções, sem dúvida, têm muitas vantagens, mas nem sempre precisamos de uma conexão tão extensa. Além disso, o uso de padrões de comunicação mais avançados exige de nós dispositivos de transmissão complicados, como telefone/tablet. Nem sempre é conveniente.

É por isso que vale lembrar sobre a conectividade sem fio que vem funcionando nas TVs há anos. Por meio de um sinal de infravermelho (IR) adequado, podemos nos comunicar com vários dispositivos. Se o controle remoto IR funciona bem ao mudar de canal de TV, você também pode usá-lo para controlar robôs!

Padrão RC5

A comunicação por infravermelho pode ocorrer de várias maneiras. De longe, o padrão mais popular entre os amadores é o RC5, que foi desenvolvido há mais de 30 anos pela Philips. Este protocolo foi preparado principalmente para o propósito de equipamentos RTV.

O controle remoto transmitido no padrão RC5 envia um infravermelho com uma frequência de 36 kHz. Cada vez que 14 bits de dados são enviados formam um quadro de dados. Se o botão do controle remoto for pressionado, os quadros de dados serão transmitidos o tempo todo (aproximadamente 114 ms).

O quadro de dados é composto pelas seguintes partes:

Os dois primeiros bits indicam o início do quadro e têm o valor “1” (isto é verdade para a versão básica do RC5). O terceiro bit é chamado de alternar. Usamos o nome do bit do switch nos gráficos, observando-o na Wikipedia… O nome não é crucial, no entanto. É importante lembrar o significado desse bit!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *