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Serviço pós-venda

Seguem-se os termos do acordo legal entre o Cliente/Consumidor e a Electrofun®. Ao aceder, navegar e utilizar a nossa loja online (www.electrofun.pt), o Cliente reconhece que leu, compreendeu e está de acordo com as nossas Condições de Utilização.

A Electrofun® pode a qualquer momento alterar as condições de utilização sem aviso prévio ao cliente, rever as condições de utilização deve ser uma norma praticada pelo cliente.

Resolução de contratos em compras à distância (Realizadas em www.electrofun.pt)

Para compras à distância (compras online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após tomar posse física dos bens, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.

Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.

Os bens deverão ser devolvidos à Electrofun por transportadora num prazo de 14 (catorze) dias após receção dos produtos, sendo o Cliente responsável por suportar na íntegra os custos de envio.

O Cliente deve indicar o seu nome, o número da sua encomenda, e anexar o respetivo talão de compra/fatura. Após rececionar e analisar o(s) produto(s) (que deverão estar em conformidade com o ponto 1), a Electrofun informará o Cliente do reembolso a que tiver direito (se for o caso) num prazo de 10 dias úteis. O Cliente deve garantir que os produtos devolvidos estão bem acondicionados pois a Electrofun não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio dos bens durante o transporte.

Na livre Resolução de Contrato em encomendas efetuadas nas quais o cliente usufrua de portes grátis, os encargos de devolução são da responsabilidade do consumidor e os portes inicialmente oferecidos serão cobrados (ao preço estipulado no nosso site) através de emissão de uma fatura, e o respetivo valor descontado no montante a devolver.

Resolução de contratos (Devoluções) em compras realizadas diretamente na nossa loja

Para compras efetuadas diretamente em espaço comercial, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora (neste caso a Electrofun®) aceitar a Resolução de Contrato (Devolução) caso esse artigo esteja em conformidade. Nesse caso, apenas aceitamos trocas/devoluções quando apresenta um produto com defeito de fabrico.

Nota: Levantamento de encomendas no espaço comercial decorrente de reservas ou compras previamente feitas através da Loja Online, será aplicada a legislação que rege as compras efetuadas diretamente no espaço comercial, não contando desta forma como uma compra efetuada à distância.

1. Condições de aceitação de Devoluções/Trocas:

Apesar de serem aceites devoluções/trocas nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem escrupulosamente as seguintes condições:

1.1. Terá de devolver o artigo, não utilizado, na sua embalagem original selada, manuais e acessórios imaculados, nas mesmas condições nas quais foi vendido.

1.2. O artigo devolvido tem de estar intacto e sem qualquer marca/dano de uso.

1.3. Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar o talão de compra onde consta esse mesmo artigo.

No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca.

2. Produtos NÃO aceites para Devoluções/Trocas:

Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza não podem ser aceites para devoluções/trocas.

2.1. Não são aceites trocas ou devoluções de componentes de robótica, sensores, placas e módulos de prototipagem, baterias, pilhas, powerbanks, cartões de memória, discos externos, semicondutores, transformadores de linhas, ópticas laser, soldadura, auriculares/auscultadores/headsets, consumíveis/produtos desgaste ou software.

2.2. Não são aceites trocas ou devoluções de produtos cuja embalagem envolvente esteja aberta, rasgada ou danificada, em virtude desse produto ficar inutilizado e não poder ser vendido novamente.

Não se aceitam devoluções de artigos encomendados a pedido especial de um cliente. A Electrofun não se responsabiliza pela não satisfação do produto como recusa automaticamente a sua devolução, visto que houve informação/aceitação/acordo nas características/especificações do(s) produto(s).

3. Formas de reembolso de Devoluções:

Caso pretenda o reembolso nas compras online, o mesmo será feito por Transferência Bancária ou Paypal, caso tenha sido este o método de pagamento inicial. A Electrofun® fará o reembolso do valor pago pelo artigo assim que seja feita a verificação técnica do estado do produto e verificação do cumprimento das condições acima descritas (Ponto 1).

Se selecionou o método de pagamento via Multibanco, MBway, Payshop ou Paypal, a taxa de serviço será suportada pelo consumidor.

4. Como proceder em caso de avaria/devolução:

Para dar início ao processo de avaria/devolução terá de abrir um pedido de RMA neste formulário, mencionando no assunto "Pós-Venda". Formulário este que após submetido será analisado pelo departamento, o qual responderá com número de processo, que deve acompanhar o produto, juntamente com a respetiva prova de compra.

Após a submissão do formulário, deve aguardar pelo prazo máximo de 72h úteis um contacto de nossa parte, com instruções finais.

Após a nossa confirmação de devolução, deve enviar o artigo via transportadora para o armazém em Vila Nova de Gaia (Electrofun, Rua Soares dos Reis Nº69, 4400-315 Vila Nova de Gaia). Estando o artigo em conformidade, o valor dos portes da devolução ficam a cargo do consumidor.

O Cliente deve garantir que os produtos devolvidos estão bem acondicionados pois a Electrofun não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio dos bens durante o transporte.

5. Quem suporta os custos de transporte?

Os custos de transporte são sempre da responsabilidade do cliente, ficando o envio para o cliente a cargo da Electrofun. Caso o cliente prefira, pode deslocar-se à nossa loja para deixar o produto. O produto depois de reparado ou trocado pode ser enviado para uma morada à escolha do cliente. Caso se verifique que o produto encontra-se em pleno funcionamento e que a causa do não funcionamento é o desconhecimento técnico do cliente, os custos de envio para o Cliente ficam a cargo do Cliente.

A Electrofun não se responsabiliza por danos causados no transporte, sendo da responsabilidade do cliente verificar na altura da entrega o estado da embalagem e informar o estafeta do mesmo. Todos os envios têm seguro e para que o mesmo seja acionado pela transportadora os danos têm que ficar registados na guia que é assinada pelo cliente como prova de entrega. Se o cliente não mencionar na guia que o seu produto foi danificado pela transportadora, a mesma pode considerar que o dano foi provocado por mau uso ou descuido do mesmo. Assim, deve verificar o estado da(s) caixa(s) e mencionar na folha do estafeta o que detectou durante a entrega, como por exemplo: "Caixa danificada", "Caixa com marcas de queda", "Caixa sem fita Electrofun".

Após aceitação da encomenda e durante a abertura da mesma, se detectar algum dano causado pelo transporte ou falta de material, terá que nos contactar via email de imediato (no proprio dia da entrega) detalhadamente com descrição e fotografias de prova.

Em caso de não obdecer a este processo, a Electrofun declina qualquer responsabilidade.

Garantia?

Os artigos comercializados pela Electrofun® na sua loja online e espaço comercial estão abrangidos pelo regime de garantia legal. As garantias de componentes eletrónicos funcionam sempre de acordo com as condições estabelecidas pelos fabricantes.

A grande maioria dos produtos por nós comercializados são componentes ou plataformas totalmente abertas, e terão de ter um cuidado acrescido no seu manuseamento e implementação por parte do cliente.

Antes de adquirir um bem, tenha em mente os seguintes pontos descritos nesta página:

  1. A Electrofun® é meramente um Distribuidor.
  2. Todos os produtos comercializados pela Electrofun® não são fabricados pela mesma. No momento da venda, a Electrofun® passa para o Cliente a garantia desse(s) mesmo(s) produto(s).
  3. São os nossos fabricantes que possuem o controlo de qualidade e asseguram que os módulos sejam sempre vendidos a funcionar após fabricação.
  4. Todas as suspeitas de avaria deverão ser expostas imediatamente após receção dos produtos. Habitualmente, as avarias acontecem por ter havido algum erro ou má configuração na montagem, ou, posteriormente, na utilização.
  5. Quando se trata de aquisição e módulos, sensores ou componentes, nem sempre conseguimos dar uma solução rápida ou efetuar a troca direta, pois são componentes relativamente sensíveis e, por se tratarem de componentes de prototipagem, a garantia acaba a partir do momento que são utilizados. Equipamentos de montagem DIY a realizar pelo cliente não estão cobertos pela garantia (por exemplo impressoras 3D, CNCs ou outro kit de montagem domestica), devido à sua natureza, com origem a diversos problemas tais como incorreta montagem, dano ao desembalar, incorreta aplicação hardware e/ou software, más ligações de cablagem, etc. De notar que a maior parte destes módulos são de montagem em superfície e não têm reparação.
  6. O cliente terá de nos enviar o produto para testes, para que possamos elaborar o relatório e apresentar uma reclamação junto do fabricante/marca. Os portes de envio serão devolvidos caso se confirme que o produto apresenta algum defeito de fabrico. Em caso de desconhecimento de montagem ou má utilização por parte do cliente, todos os custos de envio ficam da sua inteira responsabilidade. Reservamos neste caso o direito de cobrar os custos inerentes à operação que tiver de ser executada para a verificação da boa funcionalidade do produto.
  7. Reafirmamos, neste tipo de mercado (comércio de componentes eletrónicos), as garantias habituais de equipamentos fechados não se aplicam porque não há forma de proteger o equipamento, mas no que depender de nós, obviamente tentaremos sempre junto do fabricante a troca, salvaguardando os nossos clientes.
  8. Em casos de RMA (Return Material Authorization), a Electrofun® compromete-se a dar o seu melhor para que o seu produto seja trocado o mais rapidamente possível, tendo o Cliente contudo de ter em mente que o processo não depende exclusivamente do vendedor (Electrofun®). Todos os produtos que dão entrada nas nossas instalações para RMA são testados e expedidos com a maior brevidade possível. Daí em diante, o processo passa a ser responsabilidade de fabricantes e fornecedores.
  9. No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior ao atualmente em comercialização, no entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do fornecedor/fabricante. Poderá igualmente ser efetuada nota de crédito para que o cliente possa adquirir posteriormente outro(s) artigo(s) na nossa loja.
  10. Os pedidos de RMA são efetuados neste formulário. O incumprimento dos procedimentos descritos nessa secção levará à devolução do produto com despesas a cargo do Cliente.
  11. Tenha em atenção que qualquer alteração ao produto de origem INVALIDA A SUA GARANTIA. Por exemplo: remoção dos autocolantes com número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva à garantia, adulterações provocadas por VMODS, incorreta instalação de dissipadores em gráficas e memórias, processadores e motherboards com pinos partidos/tortos, produtos incompletos, etc. Em todos estes casos o RMA é imediatamente RECUSADO.
  12. Independentemente do equipamento ter ou não ter garantia, sempre que este seja recepcionado para reparação e não seja detetada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrada uma taxa para cobrir custos logísticos
  13. Em nenhum caso a Electrofun poderá ser responsabilizada pela eventual perda parcial ou total de dados, programas ou software, instalados nos produtos entregues para reparação.
  14. O prazo de levantamento dos equipamentos para reparação é de 30 dias após o registo de documento, caso contrário, o material considera-se abandonado nos termos do artº 1267/1a do C.Civil, pelo que a Electrofun deixa de ser responsável pela integridade do equipamento. A partir do momento em que este se considere abandonado, o titular fica obrigado a pagar a título de cláusula penal a importância de 2,5 euros por cada dia de atraso no levantamento. Passados 3 anos da data do respetivo documento e, ao abrigo do artigo 1299 do C .Civil, o material tornar-se-á propriedade da Electrofun a título de usucapião. Em caso de dívida, a Electrofun goza do direito de reter todo o material existente nas suas instalações até que esta seja totalmente liquidada.

O que NÃO está coberto pela Garantia?

  • O custo de transporte do(s) produto(s) avariado(s).
  • Danos provocados por uso indevido ou abusivo.
  • Danos provocados por transporte fora das embalagens originais.
  • Danos provocados por má proteção dos equipamentos.
  • Equipamentos abertos por entidades estranhas à Electrofun.
  • Equipamentos que tenham sofrido tentativas de reparação, ou mesmo reparação, fora dos nossos serviços de assistência.
  • Posto isso, a Electrofun não dá garantia, nem se responsabiliza pelos equipamentos danificados por deficiente manuseamento, instalação ou configuração. Também qualquer alteração ao produto original invalida a garantia.
  • Todos os nossos artigos necessitam de conhecimento para sua utilização. Por essa razão, o cliente deverá ter sempre em consideração uma política de utilização responsável.
  • A Electrofun não assumirá danos por má utilização ou desconhecimento ou outros fatores alheios.

Garantia direta com o fabricante:

Algumas marcas disponibilizam garantia/suporte direto ao Cliente, nestes casos pode entrar em contacto diretamente com a marca para tratar da garantia do equipamento.
Indicamos logo abaixo o os contactos dos principais fabricantes de hardware:

BQ
Contacte o departamento técnico BQ através do site oficial do fabricante em http://www.bqreaders.com/pt/suporte-tecnico.html Deve selecionar o seu produto e respetiva anomalia, preencher o formulário no final e aguardar telefonema ou email do suporte técnico da marca. Os mesmo encarregam-se de efetuar a recolha/reparação e entrega do equipamento sem custos.

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