Problemas Impressão 3D – Superfície deficiente acima dos suportes

Superfície deficiente acima dos suportes – Um dos principais benefícios de alguns programas é a capacidade de criar estruturas de suporte inovadoras que permitem criar peças incrivelmente complexas que seriam difíceis de fabricar caso contrário. Por exemplo, se tiver uma saliência íngreme ou parte do seu modelo sem nada abaixo, uma estrutura de suporte poderá fornecer uma base para essas camadas.

As estruturas de suporte criadas pelos programas são descartáveis ​​e podem ser facilmente separadas da parte final. No entanto, dependendo das configurações, pode achar que são necessários alguns ajustes para aperfeiçoar a qualidade da superfície na parte inferior das peças, logo acima da base da estrutura de suporte. Explicaremos as principais configurações abaixo e como elas podem afetar as suas impressões.

Soluções Comuns

Diminua a altura das camadas

O desempenho excessivo da sua impressora pode ser bastante aprimorado diminuindo a altura da camada. Por exemplo, se reduziu a altura da camada de 0,2 mm para 0,1 mm, a impressora criará o dobro de camadas. Isto permitirá que a impressora execute etapas menores ao criar uma saliência. Por esse motivo, podem ser necessárias estruturas de suporte para qualquer saliência acima de 45 graus ao usar uma altura de camada de 0,2 mm. Mas o desempenho da saliência pode melhorar para 60 graus se diminuir a altura da camada para 0,1 mm. Isso tem a vantagem óbvia de diminuir o tempo de impressão e reduzir a quantidade de estruturas de suporte necessárias para a impressão, mas também permite criar uma superfície mais suave na parte inferior das peças. Se achar que precisa de aumentar a qualidade de impressão nessa área, essa é uma das primeiras configurações que deve ajustar.

Percentagem de preenchimento de suporte

Assim como o interior da sua peça, também pode ajustar a densidade das suas estruturas de suporte alterando a percentagem de preenchimento do suporte. É comum usar um valor em torno de 20 a 40%, mas pode precisar de aumentar esse valor se as camadas inferiores da sua peça estiverem demasiado descaídas. Muitos usuários também preferem usar Estruturas de Suporte Densas para esta tarefa. Estas permitem que use uma densidade mais baixa para a maioria dos seus suportes e usa apenas uma percentagem de preenchimento mais alta perto da parte superior das estruturas de suporte.

Camadas de separação vertical

Criar estruturas de suporte removíveis envolve um bom equilíbrio entre a quantidade de suporte fornecida ao modelo e a facilidade de remoção dos suportes. Se fornecer muito suporte ao modelo, as estruturas de suporte poderão começar a se unir à peça, dificultando a sua separação. Se fornecer muito pouco suporte, as estruturas de suporte descartáveis ​​serão fáceis de remover, mas a peça pode não ter uma base suficiente para imprimir com sucesso. Alguns programas permitem personalizar as configurações de separação, para que possa escolher o equilíbrio correto entre esses diferentes fatores.

A primeira configuração que deseja verificar é a Camada de separação vertical superior. Essa configuração determina quantas camadas vazias restam entre as estruturas de suporte e a peça. Por exemplo, se estiver a imprimir as suas estruturas de suporte com o mesmo material da sua peça, é comum usar pelo menos 1-2 camadas de separação vertical. Caso contrário, se usou 0 camadas de separação e está a imprimir tudo com o mesmo material, os suportes podem se unir à peça e podem ser difíceis de remover. Portanto, essa é uma das primeiras configurações que necessita ajustar enquanto tenta aperfeiçoar a qualidade de impressão.

Deslocamento horizontal da peça

A próxima configuração de separação que deve verificar é o deslocamento horizontal da sua peça. Essa configuração controla a distância de um lado para o outro entre a sua peça e as estruturas de suporte. Portanto, o Deslocamento Horizontal impedirá que as laterais dos seus apoios colem na lateral do seu modelo. É comum usar um valor entre 0,2-0,4 mm para esta configuração, mas pode ser necessário experimentar e ver o que funciona melhor para sua extrusora e filamento específicos.

Use uma segunda extrusora

Se a sua máquina vem com duas ou mais extrusoras, então pode obter uma melhoria significativa usando um material diferente para as estruturas de suporte. Por exemplo, é bastante comum imprimir peças em PLA usando PVA dissolúvel em água para os suportes. Como o modelo e as estruturas de suporte são impressas com materiais diferentes, elas não se unem tão facilmente. Se estiver a usar um material diferente para as estruturas de suporte, poderá diminuir frequentemente as Camadas de Separação Vertical Superior para zero e reduzir o Deslocamento Horizontal da peça para cerca de 0,1 mm.

 

← Voltar ao Guia de Soluções