Problemas Impressão 3D – Separação ou divisão de camadas

Separação ou divisão de camadas – A impressão 3D cria um objeto por camadas. Cada camada sucessiva é impressa na parte superior da camada anterior e, no final, isso cria a forma 3D desejada. Todavia, para que a parte final seja forte e confiável é preciso garantir que cada camada se une adequadamente à camada abaixo dela. Se as camadas não se unirem suficientemente bem, a parte final pode se dividir ou separar.

Examinaremos várias causas típicas para isso abaixo e forneceremos sugestões para resolver cada uma.

Soluções Comuns

A altura da camada é muito grande

A maioria dos bicos de impressão 3D tem um diâmetro entre 0,3-0,5 mm. O plástico penetra nessa pequena abertura para criar uma extrusão muito fina que pode produzir peças extremamente detalhadas. No entanto, esses bicos pequenos também criam algumas limitações para quais alturas de camada podem ser usadas. Ao imprimir uma camada de plástico em cima de outra, verifique se a nova camada está sendo pressionada contra a camada abaixo dela, para que as duas camadas se unam.

Como regra geral, é necessário garantir que a altura da camada selecionada seja 20% menor que o diâmetro do seu bico. Por exemplo, se tiver um bico de 0,4 mm, não poderá ultrapassar a altura da camada de 0,32 mm, ou cada camada de plástico não poderá se unir adequadamente à camada abaixo dele. Portanto, se notar que as suas impressões estão se separando e as camadas não estão agarradas, a primeira coisa que deve verificar é a altura da camada em comparação com o tamanho do bico. Tente reduzir a altura da camada para ver se ajuda a unir melhor as camadas.

A temperatura de impressão está muito baixa

O plástico quente sempre se une muito melhor do que o plástico frio. Se perceber que as camadas não se estão a unir e tiver certeza de que a altura da camada não é muito grande, é possível que o filamento precise ser impresso em uma temperatura mais elevada para criar uma ligação forte. Por exemplo, se tentasse imprimir plástico ABS a 190 °C, provavelmente descobriria que as camadas da sua peça se separam facilmente. Isso ocorre porque o ABS geralmente precisa ser impresso em torno de 220-235 °C para criar uma forte ligação entre as camadas da impressão. Portanto, se acha que esse pode ser o problema, verifique se está a usar a temperatura correta para o filamento que comprou. Tente aumentar a temperatura em 10 graus para ver se a adesão melhora.

 

← Voltar ao Guia de Soluções