Problemas Impressão 3D – Interrompe a extrusão no meio da impressão

Interrompe a extrusão no meio da impressão – Se a sua impressora estava a extrudar corretamente no início da impressão, mas de repente parou de extrudar, normalmente existem apenas algumas coisas que poderiam ter causado esse problema. Explicaremos cada causa comum abaixo e forneceremos sugestões para corrigir o problema. Se a sua impressora estava com problemas de extrusão no início da impressão, consulte a secção Não extruda no início da impressão.

Soluções Comuns

Sem filamento

Este é bastante óbvio, mas antes de verificar os outros problemas, verifique primeiro se ainda possui filamentos que chegam ao bico. Se o carretel acabou, você precisará de carregar um novo carretel antes de continuar a impressão.

O filamento está despido contra a engrenagem

Durante uma impressão, o motor da extrusora gira constantemente, tentando empurrar o filamento para dentro do bico, para que a impressora possa continuar a extrudar plástico. Se tentar imprimir muito rápido ou extrudar muito plástico, esse motor poderá acabar moendo o filamento até que não haja mais nada para a engrenagem de tração agarrar. Se o motor extrusor estiver a girar, mas o filamento não se estiver a mover, provavelmente essa é a causa. Consulte a secção Filamento triturado para obter mais detalhes sobre como resolver o problema.

A extrusora está entupida

Caso nenhuma das causas acima se aplicar ao problema, é muito provável que a extrusora esteja entupida. Se isso acontecer no meio da impressão, verifique se o filamento está limpo e se não há poeira no carretel. Se houver poeira suficiente no filamento, pode causar um entupimento à medida que se acumula no interior do bico. Existem várias outras causas possíveis para uma extrusora entupida; portanto, consulte a descrição da extrusora entupida na secção Não extruda no início da impressão para obter mais detalhes.

Excitador superaquecido do motor da extrusora

O motor da extrusora precisa trabalhar muito durante a impressão. Está constantemente a girar para frente e para trás, a empurrar e a puxar o plástico. Esse movimento rápido requer um pouco de corrente e, se os componentes eletrônicos da impressora não tiverem refrigeração suficiente, podem causar superaquecimento nos componentes eletrônicos do driver do motor. Esses drivers do motor normalmente têm um corte térmico que fará com que o driver pare de funcionar se a temperatura ficar muito alta. Se isso acontecer, os motores dos eixos X e Y girarão e moverão a toolhead da extrusora, mas o motor da extrusora não estará a se mover. A única maneira de resolver esse problema é desligar a impressora e permitir que os componentes eletrônicos arrefeçam. Também pode adicionar uma ventoinha de refrigeração extra se o problema persistir.

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

51 thoughts on “Problemas Impressão 3D – Interrompe a extrusão no meio da impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *