Problemas Impressão 3D – Falhas nas camadas superiores

Falhas nas camadas superiores – Para economizar plástico, a maioria das peças impressas em 3D é criada para ter uma casca sólida que envolve um interior poroso e parcialmente oco. Por exemplo, o interior da peça pode usar uma percentagem de preenchimento de 30%, o que significa que apenas 30% do interior é de plástico sólido, enquanto o restante é ar.

Embora o interior da peça possa ser parcialmente oco, queremos que o exterior permaneça sólido. Por exemplo, se estivesse a imprimir um cubo simples com 5 camadas sólidas superior e inferior, o software imprimiria 5 camadas completamente sólidas na parte superior e inferior da impressão. O restante no meio seria impresso como uma camada parcialmente oca. Essa técnica pode economizar uma quantidade enorme de plástico e tempo. No entanto, dependendo das configurações que estiver a usar, poderá observar que as camadas sólidas superiores da impressão não são completamente sólidas. Pode ver espaços ou furos entre as extrusões que compõem essas camadas sólidas. Se encontrou esse problema, aqui estão várias configurações simples que pode ajustar para corrigi-lo.

Soluções Comuns

Camadas sólidas superiores insuficientes

A primeira configuração a ser ajustada é o número de camadas sólidas superiores usadas. Quando tenta imprimir uma camada 100% sólida em cima do preenchimento parcialmente oco, a camada sólida deve se estender pelos bolsos de ar ocos do preenchimento. Quando isso acontece, as extrusões para a camada sólida tendem a cair ou ceder na bolsa de ar. Por esse motivo, geralmente deseja-se imprimir várias camadas sólidas na parte superior da impressão para garantir uma superfície plana e completamente sólida. Como regra geral, deseja-se que a secção sólida na parte superior da impressão tenha pelo menos 0,5 mm de espessura.

Portanto, se estiver a usar uma altura de camada de 0,25 mm, precisará de pelo menos 2 camadas sólidas superiores. Se estiver a imprimir numa altura inferior, como 0,1 mm, poderá precisar de 5 camadas sólidas na parte superior da impressão para obter o mesmo efeito. Se observar espaços entre as extrusões na superfície superior, a primeira coisa que deve tentar fazer é aumentar o número de camadas sólidas superiores. Por exemplo, se percebeu o problema usando apenas três camadas sólidas superiores, tente imprimir com cinco camadas sólidas superiores para verificar se o problema foi corrigido. Observe que camadas sólidas adicionais ocorrerão na dimensão da peça e não adicionarão tamanho ao exterior da peça.

A percentagem de preenchimento é muito baixa

O preenchimento interno da peça funcionará como base para as camadas acima dela. As camadas sólidas na parte superior da peça precisarão de ser impressas sobre essa base. Se a percentagem de preenchimento for muito baixa, haverá grandes falhas de ar no preenchimento. Por exemplo, se usar uma percentagem de preenchimento de apenas 10%, os restantes 90% da parte interna da peça será oco. Isso cria algumas falhas de ar muito grandes dificultando a impressão das camadas superiores. Se tentou aumentar o número de camadas sólidas superiores e ainda vê falhas na parte superior da impressão, tente aumentar a percentagem de preenchimento para ver se as falhas desaparecem. Por exemplo, se a percentagem de preenchimento era anteriormente de 30%, tente usar uma percentagem de preenchimento de 50%,

Sub-extrusão

Se tentou aumentar a percentagem de preenchimento e o número de camadas sólidas superiores, mas ainda vê falhas na parte superior da impressão, é provável que tenha um problema de sub-extrusão. Isso significa que o bico não está a extrudar tanto plástico quanto o software espera. Para obter uma descrição completa desse problema e como corrigi-lo, leia a secção Sub-extrusão.

 

← Voltar ao Guia de Soluções