Problemas Impressão 3D – Entortar da peça durante ou após a impressão

Entortar da peça durante ou após a impressão – Ao começar a imprimir modelos maiores, pode começar a perceber que, embora as primeiras camadas da sua peça tenham aderido com sucesso à cama, mais tarde a peça começa a entortar e a deformar-se. Essa ondulação pode ser tão severa que, na verdade, faz com que parte do seu modelo se separe da cama e pode causar a falha de toda a impressão. Esse comportamento é particularmente comum ao imprimir peças muito grandes ou muito longas com materiais de alta temperatura, como o ABS.

A principal razão disto acontecer é o facto de que o plástico tende a encolher à medida que arrefece. Por exemplo, se imprimiu uma peça de ABS a 230 °C e permitiu que ela arrefece-se até a temperatura ambiente, ela diminuirá quase 1,5%. Para muitas peças grandes, isso pode ser equivalente a vários milímetros de retração! À medida que a impressão avança, cada camada sucessiva se deforma um pouco mais até que toda a parte se enrole e se separe da cama. Este problema é difícil de resolver, mas temos várias sugestões úteis por onde começar.

Soluções Comuns

Use uma cama aquecida

Muitas máquinas são equipadas com uma cama aquecida que pode ajudar a manter as camadas inferiores da peça quentes durante toda a impressão. Para materiais como o ABS, é comum definir a temperatura da cama para 100-120 ºC. Isto reduzirá significativamente a quantidade de retração plástica nessas camadas. Pode ajustar a temperatura da cama a partir da sua impressora ou do seu programa.

Desativar o resfriamento do ventilador

Até agora já deve ter percebido que o resfriamento pode ser um problema para peças que tendem a entortar. Por esse motivo, muitos usuários preferem desativar totalmente os ventiladores externos ao imprimir com materiais como ABS. Isso permite que todas as camadas fiquem aquecidas por um longo período de tempo, aumentando a chance de sucesso. Pode verificar as configurações de velocidade do ventilador através do seu programa.

Use um gabinete aquecido

Embora uma cama aquecida possa manter as camadas inferiores da peça aquecidas, pode ser difícil impedir que as camadas superiores se contraiam quando começar a imprimir objetos cada vez mais altos. Nessa situação, pode achar útil colocar a impressora dentro de um gabinete que pode ajudar a regular a temperatura de todo o volume da compilação. Algumas máquinas já podem incluir um gabinete externo especificamente por esse motivo, como por exemplo a Impressora 3D BQ Witbox 2. Se a sua máquina incluir um gabinete aquecido, mantenha as portas fechadas durante a impressão, para evitar que o calor escape.

Bordas e jangadas

Se já tentou todas as outras sugestões, mas as suas peças ainda estão enroladas mais tarde na impressão, também pode tentar incluir uma borda ou uma jangada na sua impressão. Esses recursos ajudarão a manter as bordas abaixadas e podem entortar menos, pois normalmente têm apenas algumas camadas de altura.

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *