Problemas Impressão 3D – Desalinhamento de camadas

Desalinhamento de camadas – A maioria das impressoras 3D usa um sistema de controle de malha aberta, que é uma maneira elegante de dizer que elas não têm feedback sobre a localização real da extrusora. A impressora simplesmente tenta mover a extrusora para um local específico e espera que ela chegue lá.

Na maioria dos casos, isso funciona bem porque os motores de passo que acionam a impressora são bastante potentes e não há cargas significativas para impedir que a extrusora se mova. No entanto, se algo der errado, a impressora não terá como detetar isso. Por exemplo, se você colidir com a impressora enquanto ela estava a imprimir, poderá fazer com que a extrusora se mova para uma nova posição. A máquina não tem feedback para detetar isso, então continuaria a imprimir como se nada tivesse acontecido.

Se notar um desalinhamento de camadas na sua impressão, geralmente isso ocorre devido a uma das causas abaixo.

Soluções comuns

A extrusora move-se muito rápido

Imprimir a uma velocidade muito alta pode impedir que os motores da impressora 3D acompanhem a impressão. Se tentar mover a impressora mais rapidamente do que os motores conseguem, normalmente ouvirá um clique quando o motor não conseguir atingir a posição desejada. Quando isso acontecer, o restante da impressão ficará desalinhado com tudo o que foi impresso antes dela.

Se acha que a sua impressora pode estar a mover-se muito rápido, tente reduzir a velocidade de impressão em 50% para ver se ajuda. A velocidade de impressão padrão controla a velocidade de quaisquer movimentos nos quais a extrusora está ativamente a extrudar plástico. A velocidade de movimento do eixo X/Y controla a velocidade de movimentos rápidos em que nenhum plástico está a ser extrudado. Tente ajustar ambas para tentar resolver o problema.

Se qualquer uma dessas velocidades for muito alta, isso poderá causar mudanças. Se quiser ajustar configurações mais avançadas, considere também diminuir as configurações de aceleração no firmware da sua impressora para fornecer uma velocidade e um aumento mais graduais.

Problemas mecânicos ou elétricos
Correias

Se o desalinhamento de camadas continuar, mesmo depois de reduzir a velocidade de impressão, é provável que isso ocorra devido a problemas mecânicos ou elétricos na impressora. Por exemplo, a maioria das impressoras 3D usa correias que permitem que os motores controlem a posição da extrusora. As correias são tipicamente feitas de um material de borracha e reforçadas com algum tipo de fibra para fornecer resistência adicional. Com o tempo, essas correias podem se esticar, o que pode afetar a tensão da correia usada para posicionar a extrusora da ferramenta. Se a tensão ficar muito frouxa, a correia pode deslizar na parte superior da polia de transmissão, o que significa que a polia gira, mas a correia não se move com ela.

Se a correia foi originalmente instalada muito apertada, isso também pode causar problemas. Uma correia apertada demais pode criar atrito excessivo nos mancais, impedindo a rotação dos motores. A montagem ideal requer uma correia que seja um pouco apertada para evitar escorregões, mas não muito apertada para onde o sistema não possa girar.

Se começar a perceber problemas com camadas desalinhadas, verifique se todos os seus cintos têm a tensão apropriada e se nenhum deles parece estar muito solto ou muito apertado. Se acha que pode haver algum problema, consulte o fabricante da impressora para obter instruções sobre como ajustar a tensão da correia.

Polias

Muitas impressoras 3D também incluem uma série de correias acionadas por polias conectadas a um eixo do motor de passo usando um pequeno parafuso de fixação. Esses parafusos de fixação ancoram a polia no eixo do motor para que os dois itens girem juntos. No entanto, se o parafuso soltar, a polia não girará mais junto com o eixo do motor. Isso significa que o motor pode estar a girar, mas a polia e as correias não se movem. Quando isso acontece, a extrusora não chega ao local desejado, o que pode afetar o alinhamento de todas as futuras camadas da impressão. Portanto, se o desalinhamento da camada for um problema recorrente, verifique se todos os parafusos do motor estão devidamente apertados.

Problemas Elétricos

Existem também vários outros problemas elétricos comuns que podem causar a perda de posição dos motores. Por exemplo, se não chegar corrente elétrica suficiente aos motores, eles não terão energia suficiente para girar. Também é possível que os componentes eletrônicos do driver sobreaquecerem, o que faz com que os motores parem de girar temporariamente até que os componentes eletrônicos arrefeçam.

 

← Voltar ao Guia de Soluções


 

510 thoughts on “Problemas Impressão 3D – Desalinhamento de camadas

Deixe uma resposta