O que é uma Casa Inteligente? #1 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente

Com tantos aparelhos com recursos inteligentes integrados hoje em dia, a automação não é mais algo que só encontra numa fábrica por exemplo. Ao introduzir a tecnologia de automação em sua casa, pode criar uma casa inteligente que seja mais conveniente para se viver. Ele também pode otimizar o seu espaço de trabalho, se trabalhar a partir de casa – algo com o qual muitas pessoas se familiarizaram nos últimos dois anos.

 

 

Ao equipar uma casa inteligente, tem muitas opções de aparelhos e dispositivos que pode instalar. É também algo emergente e em constante crescimento, pelo que terá ainda mais opções para modernizar e adaptar a sua casa no futuro. Ao longo deste guia, aprenderá o que é uma casa inteligente, os prós e os contras de uma e como configurar e proteger a sua própria casa inteligente.

O que é uma Casa Inteligente?

Primeiro, precisamos estabelecer o que é uma casa inteligente. Talvez já saiba, nesse caso pode continuar com o restante deste guia, mas devemos entender o que é uma casa inteligente antes de seguir em frente.

É uma residência que utiliza dispositivos controlados remotamente, muitas vezes por meio de conexão à Internet, para gerir os aparelhos e os sistemas conectados a eles. Isso é popularmente usado na iluminação ou aquecimento de sua casa, onde pode alterá-los facilmente por meio de um dispositivo no qual toca ou fala.

 

 

A tecnologia doméstica inteligente é chamada de automação residencial ou, em contextos mais técnicos, domótica. Como dissemos, as casas inteligentes costumam ser mais confortáveis ​​e convenientes para os seus proprietários. Elas também podem ser mais seguras, pois muitos dos melhores sistemas de segurança integram-se em casas inteligentes e permitem que controle e vigie a sua casa com o telefone.

Talvez mais alguns exemplos podem ajudar a entender quais tecnologias de casa inteligente estão disponíveis para nós hoje. Pode já estar familiarizado com alguns destes exemplos abaixo:

• Como mencionado, os sistemas de iluminação e aquecimento foram melhorados para se tornarem inteligentes. As lâmpadas inteligentes podem funcionar em função da hora do dia, enquanto os termostatos inteligentes mudam dependendo da temperatura detetada em casa. Eles também desenvolvem análises que o ajudam a economizar energia e otimizar seu uso de energia.

• Da mesma forma, as TV’s inteligentes tornaram-se muito mais populares nos últimos anos. À medida que os serviços de streaming e o conteúdo online avançam, muitas TV’s modernas fazem interface com a Internet e aplicativos que se conectam à Internet. Elas também podem ser controladas por sua voz e gestos.

• No domínio da segurança doméstica, fechaduras inteligentes para portas comuns e portas de garagem podem conceder acesso às pessoas certas, mantendo as pessoas erradas do lado de fora. Em seguida, as câmeras de segurança podem monitorar os espaços por meio de sensores de movimento que alertam o usuário quando alguma atividade é detetada.

• Na cozinha, eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de café que podem funcionar em horários específicos, dispensando café ou gelo ao seu critério. Geladeiras mais sofisticadas podem até fazer listas de compras e sugestões de receitas com base nos materiais da geladeira!

• Alimentadores automatizados ou dispensadores de comida para animais de estimação, plantas ou até para o seu jardim.

Então, como pode ver, os elementos de uma casa inteligente já estão na tecnologia popular. Pode até já ter um ou dois dos exemplos acima em sua casa, nesse caso, já começou bem!

 

                                                                                                                                                                    Ver Próximo Artigo »

 

 

Com isso, deve saber o que há de mais recente sobre como estabelecer um sistema doméstico inteligente em sua casa. Esteja sempre à procura da atualização e aventurando-se, adicionar novas tecnologias à sua casa pode ser difícil se não souber o que está a fazer. Deve saber o que é uma casa inteligente, as vantagens e desvantagens de ter uma e os componentes necessários. A partir daí, descrevemos etapas claras para estabelecer a sua base de casa inteligente e expandi-la em cinco etapas diferentes, além de dicas sobre como tornar sua rede doméstica mais segura contra hackers e invasores cibernéticos.

Lembre-se de que configurar uma casa inteligente também é um processo que pode sair caro, portanto, a maioria das pessoas terá uma melhor experiência se a desenvolver ao longo do tempo. Ao adicionar peças diferentes ao longo do tempo, quando puder comprá-las confortavelmente, terá uma casa inteligente totalmente funcional. Não perca nenhum dos nossos artigos à cerca deste assunto:

O que é uma Casa Inteligente? #1 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Prós e Contras de uma Casa Inteligente? #2 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Fundamentos de uma Casa Inteligente #3 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Configurar uma Casa Inteligente Passo a Passo #4 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente;

Como Proteger e Solucionar Problemas de uma Casa Inteligente #5 – Guia Completo para Configurar uma Casa Inteligente.

 

Não sabe onde comprar os produtos para a sua casa inteligente? Encontre tudo o que precisa em ElectroFun.pt:




 

 

Não perca também os nossos vídeos, com conteúdo do seu interesse como as casas inteligentes: