O que é o Micro:Bit?

A BBC inglesa lançou há algum tempo uma placa chamada Micro:bit a fim de despertar o interesse dos alunos por tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trata-se na verdade de uma plataforma que contempla a placa e o ambiente de programação, criada pensando na simplicidade e facilidade de uso. Assim, professores e alunos poderiam ter o aprendizado facilitado, o que inspirariam quem aprende a continuar descobrindo sobre tecnologia programável.

Foi uma iniciativa que deu muito certo, principalmente na Inglaterra. Muitas empresas apoiaram e financiaram o projeto, o que fez com que o instituto Micro:bit alcançasse mais de 1 milhão de pessoas que já utilizaram a placa e o ecossistema preparado para ela.

Em Portugal a placa já é comercializada pela Loja de Eletrónica ElectroFun, e tem sido bastante utilizada por professores a fim de utilizarem-na em sala de aula, com o objetivo de facilitar a integração dos alunos a temas relacionados com programação, robótica, eletrónica, etc.

 

Caraterísticas de hardware da placa Micro:bit

  • Microcontrolador de 32 bits ARM Cortex-M0+ NXP/Freescale KL26Z;
  • Microcontrolador de 32 bits ARM Cortex-M0 Nordic nRF51822, responsável também pela comunicação Bluetooth low energy e comunicação via rádio;
  • Acelerômetro de 3 eixos da NXP/Freescale MMA8652;
  • Magnetómetro de 3 eixos da NXP/Freescale MAG3110;
  • 25 pequenos leds dispostos em matriz;
  • 2 botões configuráveis para o utilizador;
  • MicroUSB para programar a placa.

Podemos ver abaixo fotos da placa e legendas das suas particularidades e os componentes na placa:

 

Software

Para programar a placa Micro:bit são disponibilizados dois ambientes: um para linguagem de programação escrita e outro para programação em blocos.

Descarregue o editor de código em blocos em JavaScript.

 

Para aceder ao editor para programação usando a linguagem Python. Semelhante com o que acontece com o Arduino e os produtos da Makeblock , esta também é uma forma fácil de programar e trás bibliotecas prontas para o uso.

 

 

 

Mais detalhes sobre a Micro:bit

Para mais detalhes, aceda aos links a seguir e descubra mais sobre a Micro:bit:

https://www.electrofun.pt/micro-bit/placa-micro-bit 

http://microbit.org

https://en.wikipedia.org/wiki/Micro_Bit

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *