O que é o Arduino?

De acordo com a própria marca, o Arduíno é uma plataforma eletrónica de código aberto, baseada em hardware e software de fácil utilização. As instruções são dadas ao microcontrolador da placa através da linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring), e do Software Arduino (IDE), baseado em Processing.

Em termos práticos, a placa Arduino é um pequeno computador que podes programar – num código numa linguagem semelhante a C/C++ – para processar entradas e despoletar saídas/ações entre o dispositivo e os componentes externos a que está conectado.

Para além de tudo isto, o Arduíno caracteriza-se pela sua versatilidade: atende a vários tipos de projeto, dos mais simples aos mais complexos, com os diferentes modelos e versões que existem no mercado. IoT, robots, sistemas de automação, alarmes ou sensores são apenas alguns dos exemplos de aplicações possível desta placa de eletrónica.

Assim, o principal objetivo do Arduino é simplificar e tornar mais acessível, bem como mais barata, a prototipagem eletrónica.

Não é de admirar, portanto, que seja tão conhecido e utilizado por estudantes, entusiastas e profissionais das mais distintas áreas.