Curso Robótica – #6 – Controle Remoto com 1 Lanterna

Quando o Arduino ainda não era popular, muitos iniciantes estavam à procura de guias descrevendo a construção de robots sem micro controladores.

Uma escolha popular era o  lightheart , ou robot, que estava indo para a luz. Na prática, isso significava a possibilidade de controle remoto usando uma lanterna!

 

Devido à popularidade dos amantes da luz, não pude ignorar este projeto enquanto escrevia um curso de construção de robots. Claro, não vamos desistir do microcontrolador, também desta vez o coração do nosso veículo será o Arduino UNO!

Sensores para fontes de luz

Para que o robot possa seguir a fonte de luz mais forte, são necessários dois sensores. Um deles deve ser anexado no lado esquerdo do robot e o outro à direita.

Naturalmente, as fotoresistências funcionarão melhor como simples sensores de iluminação. Esses elementos mudam a sua resistência dependendo da quantidade de luz que incide sobre eles.

Existem sensores analógicos prontos com fotoresistências, para que não precise de se preocupar em combinar o valor da resistência com o divisor de tensão, etc.

Conexão de sensores

Os sensores que usaremos para construir a luz são visíveis na figura abaixo. Dependendo do momento de comprar o conjunto, eles podem diferir ligeiramente em forma ou cor. Com certeza eles terão um fotoresistência!

Placas de sensor devem ser anexadas à frente do robot. Pode fazer isso em várias configurações. Para um efeito melhor, no entanto, vale a pena colocá-los relativamente distantes. Durante testes adicionais, a seguinte configuração será usada (em duas altas distâncias):

Os sensores são conectados aos soquetes que usamos durante o episódio anterior do curso , ou seja, ADC_L e ADC_R. Ao conectar a ficha, certifique-se de fazer isso na direção certa. É melhor verificar se o cabo do terra (GND) vai para o lugar certo na placa.

Durante este projeto, usaremos os sensores na forma mais simples, ou seja, sem um jumper (entre o díodo e a fotoresistência). No entanto, pode ser assumido por um momento para o teste. Se o todo estiver conectado corretamente, o LED ficará azul:

Lembre-se que durante as experiências posteriores descritas 
neste artigo, o jumper entre o díodo e o fotoresistência foi removido!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *