Curso Raspberry Pi – #4 – Instalação do Sistema, Raspberry Pi como PC

Equipamento pronto, é hora de praticar! Desta vez, vamos lidar com a instalação do sistema. Nós vamos realizar este processo de duas formas populares: usando o instalador NOOBS e sem ele. Além disso, vamos verificar se o Raspberry Pi pode funcionar como um computador para navegar na Internet, assistir filmes e trabalhos de escritório.

 

 

A base de cada computador é o sistema operativo. Este não é o caso do Raspberry Pi. No início, usaremos um procedimento simples, o mais próximo possível para trabalhar com um PC comum.

Diferentes métodos de instalação do sistema no Raspberry Pi

Como no caso do PC, podemos instalar o sistema operativo no Raspberry Pi de várias maneiras. Vale a pena conhecer três métodos de instalação: “tradicional”, através da UART e através da rede. Cada um desses métodos tem as suas vantagens e desvantagens. O conhecimento de várias maneiras de instalar o sistema permite lidar com diferentes condições (independentemente do seu equipamento).

                   

Nesta parte do curso, vamos instalar o sistema usando o método “tradicional”, ou seja, tratar o Raspberry como um PC normal. Nós conectamos um monitor, rato e teclado ao Raspberry Pi. Tudo isso estará disponível na interface gráfica:

Vamos praticar! Lista de itens necessários:

  • Raspberry Pi no alojamento,
  • Fonte de alimentação,
  • Cartão microSD (16 GB, classe 10),
  • Um leitor de cartão de memória,
  • Monitor com entrada HDMI (ou DVI),
  • Cabo HDMI (ou HDMI-DVI),
  • Rato e teclado USB,
  • Acesso à internet (com fio ou WiFi).

E se você não tiver um monitor / TV com HDMI?

Monitores e televisões, para os quais podemos enviar vídeo via HDMI, estão ao nosso redor. Certamente, pode não ter esse equipamento à mão. Isso é um problema? Não!

Esta é a única parte do curso em que usamos essa forma de comunicação com o Raspberry Pi. Você pode gerenciar facilmente sem um monitor externo, rato e teclado. Decidimos mostrar o trabalho com o monitor, porque vale a pena conhecê-lo e conhecê-lo.

Não tem um monitor com HDMI? Não importa, leia o artigo e aprenda sobre as possibilidades do Raspberry Pi. Nos próximos artigos, usaremos a conectividade UART e de rede.

É claro que, além do monitor com HDMI, rato e teclado (que não são necessários), todos os elementos usados ​​nesta parte do curso podem ser encontrados em conjuntos previamente preparados.

 

 

 

Os conjuntos acima contêm um cartão de memória de 16 GB (classe 10), no qual o software NOOBS já foi instalado . Este assistente torna a instalação do sistema limitada a apenas alguns cliques. Nos próximos passos, vamos realizar duas instalações do sistema:

  • usando esta ferramenta,
  • começando do zero “com um cartão microSD em branco”.

Instalação do sistema operacional com o NOOBS

NOOBS , é um acrónimo para  ew ut da ox S of Software. O cartão anexo contém NOOBS na versão “light”, que requer que o Raspberry Pi se conecte à Internet durante a instalação.

Começamos inserindo um cartão microSD no Raspberry Pi. Ele deve ser gentilmente deslizado através do slot na tampa traseira do invólucro (os contatos dourados do cartão devem ser direcionados para o Raspberry Pi).

Nós conectamos o rato e o teclado (eles podem ser sem fio). Se estamos perto do router, podemos conectar um cabo de rede ao Raspberry. No caso descrito, usaremos o WiFi.

Quando tudo estiver conectado, coloque o Raspberry Pi num local seguro e conecte a energia, ou seja, o cabo microUSB. Use o adaptador do conjunto! Conectar o carregador de um telefone ou outro adaptador pode resultar em danos Raspberry Pi ou operação instável do sistema. A tensão de saída e a corrente máxima não são os únicos parâmetros da fonte de alimentação que podem afetar a operação do sistema!

Fonte de alimentação mal selecionada é uma das causas mais comuns de
problemas quando se trabalha com Raspberry Pi!

Depois de conectar a fonte de alimentação, o Raspberry Pi ligará automaticamente – nenhum botão ou pino é necessário. Os LEDs acenderão e o assistente aparecerá na tela. Se você não conectou o cabo de rede, o NOOBS solicitará dados de WiFi:

Em seguida, selecione o primeiro da lista de sistemas disponíveis, ou seja: Raspbian com a nota “full desktop version” . Esta é uma versão dedicada do Debian (Debian + Raspberry = Raspbian). Este sistema é o melhor para começar sua aventura com o Raspberry Pi.

Em seguida, clique em Instalar (na parte superior da janela), que iniciará o processo de download e instalação do sistema!

 

 

 

 

 

 

 Curso Raspberry Pi – #1 – Introdução, Índice

 Curso Raspberry Pi – #2 – O que é o Raspberry Pi?

Curso Raspberry Pi – #3 – Caixa, Dissipadores de Calor

 Curso Raspberry Pi – #4 – Instalação do Sistema, Raspberry Pi como PC 

 Curso Raspberry Pi – #5 – Instalação / Comunicação Via UART

 Curso Raspberry Pi – #6 – Instalação / Comunicação Através da Rede

 Curso Raspberry Pi – #7 – Acesso Remoto VNC, Chaves SCP, RSA

 Curso Raspberry Pi – #8 – O Básico do Linux

 Curso Raspberry Pi – #9 – Processadores de Texto

 Curso Raspberry Pi – #10 – Câmara, Fotos, Transmissão de Imagem

 Curso Raspberry Pi – #11 – Filmes, Slowmotion, Timelapse

 Curso Raspberry Pi – #12 – Noções Básicas sobre GPIO, Scripts

 Curso Raspberry Pi – #13 – PWM, Entradas, Scripts com uma Câmara

 Curso Raspberry Pi – #14 – Python Básico, GPIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *