Curso Raspberry Pi – #2 – O que é o Raspberry Pi?

Provavelmente toda a gente que está interessada em electrónica já ouviu falar no Raspberry Pi, que bate todos os recordes de popularidade.

Vale a pena saber exatamente o que é a plataforma, o que a distingue da concorrência e quais os componentes que encontramos na placa do Raspberry Pi.

 

Raspberry Pi, também chamado RPi ou mais carinhosamente uma framboesa , é uma plataforma que foi criada para fins educacionais. O projeto nasceu na Grã-Bretanha. O seu criador, Eben Upton e os seus colegas da Universidade de Cambridge, ficaram desapontados com o declínio das habilidades dos alunos. O RPi foi projetado como um computador programável e barato para programadores e entusiastas do DIY. Com o tempo, esta plataforma encontrou uma aplicação muito mais ampla.

Em poucas palavras – Raspberry Pi é um computador em miniatura. O termo “miniatura” é mais adequado porque tem dimensões semelhantes a um cartão de crédito (claro, além da espessura). Em contraste, “computador” significa que não é apenas uma placa de automação, módulo de IoT ou microcontrolador. É um computador totalmente funcional!

Raspberry Pi com carta para escala. Não havia voluntários que quisessem mostrar o seu cartão de crédito…

A bordo do Raspberry, encontramos um processador, memória RAM e vários periféricos, que é idêntico a qualquer PC. No curso, usamos o Raspberry Pi 3 modelo B v1.2 (atualmente a versão mais recente).

Especificação de Raspberry Pi 3

A bordo do Raspbery Pi 3 , encontramos um processador BCM2837 , equipado com quatro núcleos Cortex-A53 de 64 bits . É importante realçar que uma melhoria tão grande no desempenho em relação às versões anteriores não causou nenhum problema. O novo Raspberry Pi é compatível com o software anterior.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *