Como aplicar IoT no seu negócio

IoT – Internet das Coisas

Tudo pode ser conectado. Com o advento de dispositivos cada vez mais sofisticados, vivemos uma nova era na produtividade dos negócios, criando vantagens competitivas e companhias sustentáveis.

Alguns portugueses já usam IoT nas suas empresas e todas as empresas devem considerar adotar as inovações da IoT para aprimorar a sua oferta, independente do setor de atuação. Os consumidores, assim como as empresas, estão cada vez mais acostumados a conectar um serviço a outro para obter um resultado final de excelência, e é preciso adaptar-se a isso.

E se tudo pode ser conectado, essas conexões possibilitam novos modelos de negócios ou adaptação de modelos já existentes. Por isso, descubra neste artigo algumas aplicações da Internet das Coisas (IoT) que podem impulsionar o seu negócio, independente do tamanho da sua empresa.

Soluções para Stock usando IoT

Imagem 1 - IoT nas Empresas - ElectroFun Loja de Eletrónica

Com IoT é possível rastrear o transporte e a entrega de produtos, o que ajuda a monitorar o tempo de chegada e a logística com maior precisão. As tags e sensores também podem ajudar a controlar os níveis de stock em tempo real. Com isso é possível descobrir se um produto está em armazém ou numa loja.

Os Sensores RFID (Radio-Frequency Identification), por exemplo, usam ondas de rádio para comunicação entre uma etiqueta e um dispositivo de leitura. Essa tecnologia torna possível o acesso a várias informações acerca das mercadorias num stock tal como o código de barras e a sua localização no armazém. Isso faz dos sensores RFID uma tecnologia ideal para gestão, segurança e controle. Com eles também é possível ter um stock mais eficiente, e consequentemente melhorar o fluxo de caixa da sua empresa.

Ter um acompanhamento mais preciso do inventário também significa que pode reduzir o excesso de pedidos e garantir que os produtos mais populares estão sempre em stock para maximizar os lucros. Além disso, alguns estudos sugerem que a IoT pode melhorar as receitas das empresas como, por exemplo, do setor de logística.

Já que o número de dispositivos conectados aumenta consideravelmente a cada dia, é possível estabelecer conexões com depósitos e camiões de transporte de cargas. Ao conectar estruturas físicas com transporte, consegue-se obter mais informações sobre coleta, movimento e recebimento, criando oportunidades de reduzir custos operacionais.

Diminuir o tempo de inatividade com gémeos digitais

Um dos maiores benefícios da IoT foi a chegada da tecnologia de gémeos digitais. Esse conceito cria modelos digitais de ativos físicos usando dados em tempo real. Se um componente crítico nos processos da sua empresa falhar, o gémeo digital pode monitorar até encontrar o problema.

A tecnologia IoT pode acompanhar o desempenho dos sistemas ao longo do tempo, permitindo que as empresas saibam com semanas de antecedência quando os erros aparecem. Isso reduz o risco de falhas e o tempo de inatividade ao mínimo. Quando todos os processos cruciais de uma empresa estão conectados por meio de uma rede sem fio, é mais fácil coletar informações de todos os aspectos e setores da empresa, auxiliando a identificar formas de aumentar a eficiência.

Outra grande vantagem do gémeo digital é o potencial de embasar a tomada de decisão em situações difíceis de serem testadas na prática.

Acesso a muito mais dados

Conectar dispositivos por meio de uma cloud dá às empresas a chance de coletar rapidamente mais dados. Se tem uma loja, por exemplo, é possível com a IoT rastrear informações com sensores colocados na loja toda para descobrir como as pessoas observam os produtos.

Os dispositivos de IoT também podem acompanhar o desempenho de máquinas e funcionários em armazéns, linhas de montagem, sistemas de produção e até mesmo em veículos. Quanto mais dados coletar, mais oportunidades encontra para aumentar o desempenho e a eficiência e abrir novas portas para o crescimento da receita. E acesso a dados também significa um entendimento mais profundo acerca dos clientes. Numa pesquisa da Forbes Insights, 47% dos entrevistados afirmaram que, ao implementarem a análise visual nas suas empresas para capturar informações sobre situações e pessoas, foi possível entender como as pessoas reagem a determinados níveis de serviço de funcionários e promoções.

Os sensores e as informações da IoT também oferecem às empresas uma oportunidade fantástica de analisar o comportamento dos seus clientes. Por meio de tecnologias como geoanalytics, que se baseia na monitoração de GPS de telemóveis, é possível monitorar clientes e o comportamento de compra, oferecendo informações valiosas às empresas.

Experiência do Consumidor

À medida que novas ferramentas surgem no mercado, como câmeras com sensores visuais, torna-se ainda mais fácil para as companhias aprenderem sobre o público-alvo. É o caso dos Beacons, que são pequenos transmissores que se conectam e emitem informações via Bluetooth a dispositivos como smartphones.

De custo acessível, esses aparelhos usam tecnologia para detetar a presença humana nas proximidades e desencadear ações predefinidas para fornecer experiências informativas, contextuais e personalizadas. Na prática, quando um potencial consumidor está próximo de uma loja, o beacon irá disparar informações sobre promoções e condições de pagamento, por exemplo. Algumas lojas que já incorporaram a tecnologia para mostrar aos compradores as ofertas próximas conseguem ficar ainda mais conectadas com os seus consumidores durante toda a experiência de compra.

Imagem 1 - IoT nas Empresas - ElectroFun Loja de Eletrónica

E não é somente o varejo que se pode beneficiar da inovação. Nas cidades, por exemplo, os beacons podem ser dispostos nas ruas e sugerir locais próximos a serem visitados. Estes podem ser colocados em pontos de autocarro para que as pessoas recebam informação sobre horários e linhas que passam no local e também podem ser utilizados para emitir sinais de alerta como tempestades e ventanias.

Com os bons projetos que usam internet das coisas como cerne, estabelecimentos comerciais conseguem transformar a experiência do usuário também no mundo real. Utilizando tecnologias como displays digitais, o varejo físico consegue criar experiências interativas nas suas lojas. Ao combinar soluções de IoT com inteligência artificial é possível que o cliente vivencie experiências reais, fortalecendo a imagem da loja com um espaço mais conectado e integrado à experiência oferecida pelos meios digitais, reforçando o marketing multimídia.

Projetos com autoatendimento através da IoT

As empresas já estão a descobrir novas maneiras de eliminar os pontos de atrito comuns na jornada de compras. Diversos supermercados e lojas estão a implementar a tecnologia de digitalização que permite que os clientes façam check-out sem a interferência de funcionários. Essa tecnologia usa sensores IoT conectados a um banco de dados de inventário para verificar o preço dos itens e atualizar listas de stock automaticamente.

Soluções simples de autoatendimento significam que muitos varejistas podem começar a aproveitar ao máximo os seus colaboradores. Com as suas próprias ferramentas de autoatendimento, você pode atribuir a sua força de trabalho a tarefas mais criativas e interessantes. Estes projetos podem ser aprimorados utilizando uma Raspberry em modo quiosque, onde só um aplicativo é executado no sistema operacional. Isto torna a navegação limitada a uma página específica e apenas pode mudar de página caso a que está a usar o direcione para tal.

Segurança e proteção com IoT

Muitos dos mais recentes produtos de circuito de câmeras e controle de acesso são compatíveis com IoT. Conectar o seu sistema de segurança ao resto da sua rede oferece uma série de vantagens, como conseguir ver em tempo real o que está a acontecer nas suas instalações de qualquer lugar do mundo ou até mesmo vincular uma câmera a um sistema inteligente que possa rastrear e analisar comportamentos suspeitos. Os sistemas de segurança conectados à IoT podem até mesmo vincular dados biométricos, facilitando o controle de quem pode entrar num edifício com base em dados como impressões digitais e digitalização da íris, em vez de apenas ter uma chave. Além disso, isso reduz o risco de possíveis violações e roubos.

Melhorar a tomada de decisão

Por fim, os dados coletados da IoT, combinados com uma mudança nos processos de negócios, podem facilitar a visualização de oportunidades que nunca notou antes. Com IoT é possível tomar decisões com base não apenas no que se sabe sobre os clientes, mas também com base no mercado. Um estudo da McKinsey afirma que a Tesla coleta terabytes de dados nos seus veículos e utiliza as informações que consegue para fazer escolhas sobre os ciclos de desenvolvimento futuros. O resultado tem sido inúmeras atualizações para inovações como recursos de auto-direção, estratégias de manutenção e outros recursos inovadores.

Internet das coisas não está ligada apenas à tecnologia, sendo um tema estratégico para qualquer empresa. À medida que essa tecnologia é aperfeiçoada, começaremos a ver os cenários para o IoT se desenvolver significativamente. Isto poderia resultar em prédios e cidades inteligentes e gerenciamento de tarefas que auxiliam a sociedade a ser mais eficiente e empresas mais produtivas do que nunca. Assim, continuaremos a ver as empresas concentradas mais nas necessidades de proteção e armazenamento, aproveitando todos os benefícios que a IoT tem para oferecer. A questão não é se devemos aplicar IoT na empresas, a questão é quando irá começar a usar.

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