Curso Raspberry Pi – #5 – Instalação / Comunicação Via UART

Na parte anterior do curso, conhecemos um método simples de começar a trabalhar com o Raspberry Pi. Usamos um monitor tradicional, teclado e rato para trabalhar com o sistema.

Desta vez vamos usar uma maneira menos popular, mas extremamente útil para instalar o sistema usando o conversor UART!

 

O método que usa a porta de serie não é o mais fácil e requer um conversor UART-USB (ele está nos nossos conjuntos ). Este método de instalação é frequentemente ignorado quando se aprende a trabalhar com o Raspberry Pi. No entanto, tem várias vantagens que valem a pena conhecê-lo!

Primeiro de tudo, esse método requer menos equipamentos do que antes. Podemos usar o PC no qual lemos este curso. Nós não precisamos ter um monitor adicional, teclado e rato.

 

As maiores vantagens de usar uma porta serie é a versatilidade e a capacidade de reparar o sistema em caso de falha. Nem todas as placas Linux suportam saída de imagem (por exemplo, Intel Edison ), mas praticamente todas permitem que você trabalhe através da porta serial.

Na próxima parte do curso, usaremos uma rede local. Esta opção é simples e conveniente, mas funciona somente se tudo estiver configurado corretamente. Se algo quebrar, perderemos completamente o contato com o nosso Raspberry. No caso de um monitor, é um pouco melhor, mas a falha no início do processo de inicialização do sistema também é difícil de reparar. A porta serie é suportada desde o início da operação do sistema. Além do mais, você pode usá-lo antes mesmo do início do Linux!

Instalação do sistema via UART

Para fazer este exercício, precisa:

  • Raspberry Pi 3,
  • Fonte de Alimentação,
  • Cartão microSD,
  • Um leitor de cartão de memória,
  • Adaptador UART-USB (3.3V),
  • Jumper adicional (opcional).

 

 

 

O Raspberry Pi e o leitor de cartões SD serão sempre necessários, por isso, um elemento adicional é apenas um: o conversor UART-USB. Importante, deve suportar 3.3V, conversores para 5V podem danificar Raspberry Pi.

Nos sets deste curso existe um conversor universal, que não deve causar problemas em nenhum sistema operacional e está adaptado para trabalhar com 3.3 / 5V. Não vale a pena comprar os conversores mais baratos – seus drivers podem não ser compatíveis com os sistemas mais recentes do Windows, o que leva a complicações adicionais.

Instalação do sistema Raspbian Lite

Na parte anterior do curso, descrevemos cuidadosamente o procedimento para preparar um cartão microSD. Agora estamos a fazer o mesmo, mas em vez da versão completa do Raspbian, usaremos a versão Lite. No caso da comunicação UART, a interface gráfica ou o jogo Minecraft instalado por padrão não é necessário para nós, mas ocupa espaço e amplia o tempo de instalação.

A imagem do sistema na versão Lite está disponível, como antes, no site do Raspberry Pi. O arquivo baixado será descompactado e “gravado” no cartão microSD usando a ferramenta Etcher. Detalhes desta operação foram descritos na parte anterior do curso Raspberry Pi.

Quando o programa termina, retiramos o cartão do computador e o colocamos uma segunda vez . O sistema mostrará a detecção de 2-3 novos discos / memórias. O Windows pode-nos mostrar uma mensagem a dizer que não é possível usar um novo disco. Naturalmente, não concordamos com sua formatação (excluiríamos os dados gravados por Etcher).

Encontramos nele um arquivo config.txt muito importante , que armazena a configuração do sistema do Raspberry. Nós o abrimos usando um editor de texto. Abrir este arquivo no notebook, infelizmente, deixará tudo menos claro.