Problemas Impressão 3D – Vibrações e ruído na peça impressa

Vibrações e ruído – O ruído é um padrão ondulado que pode aparecer na superfície da sua impressão devido a vibrações ou oscilações da impressora. Normalmente, notará esse padrão quando a extrusora estiver a fazer uma mudança repentina de direção, como perto de um canto afiado. Por exemplo, se  estivesse a imprimir um cubo de 20 mm, sempre que a extrusora mudar para imprimir uma face diferente do cubo, seria necessário alterar as direções. A inércia da extrusora pode criar vibrações quando ocorrerem essas mudanças repentinas de direção, que serão visíveis na própria impressão. Examinaremos as maneiras mais comuns de lidar com o ruído, examinando cada causa na lista abaixo.

Soluções Comuns

Impressora a imprimir muito rápido

A causa mais comum do ruído é que a impressora está a tentar se mover muito rápido. Quando a impressora muda de direção repentinamente, esses movimentos rápidos criam força adicional que pode causar vibrações persistentes. Se acha que a impressora pode estar a se mover muito rápido, tente reduzir a velocidade de impressão. Deve fazer ajustes na “Velocidade de impressão padrão” e na “Velocidade de movimento do eixo X / Y”. O primeiro controla a velocidade de qualquer movimento em que a extrusora está ativamente a extrudar plástico, enquanto o segundo controla a velocidade de movimentos rápidos em que nenhum plástico está a ser extrudado. Pode ser necessário ajustar as duas configurações para ver um efeito.

Aceleração de firmware

O firmware executado nos componentes eletrônicos da impressora 3D geralmente implementa controles de aceleração para ajudar a evitar mudanças bruscas de direção. As configurações de aceleração farão com que a impressora acelere lentamente a velocidade e depois desacelere lentamente antes de mudar de direção. Essa funcionalidade é vital para impedir o ruído. Se estiver confortável a trabalhar com o firmware da sua impressora, tente diminuir as configurações de aceleração para que a velocidade mude mais gradualmente. Isso pode ajudar a reduzir ainda mais o ruído.

Problemas mecânicos

Se nada mais foi capaz de resolver os problemas de ruído, convém procurar problemas mecânicos que possam estar a causar vibrações excessivas. Por exemplo, pode haver um parafuso solto ou um suporte quebrado que permita que vibrações excessivas ocorram. Observe a impressora atentamente enquanto ela estiver a funcionar e tente identificar de onde vêm as vibrações. Tivemos muitos usuários que acabaram por rastrear esses problemas mecânicos com a impressora. Portanto, vale a pena verificar se nenhuma das sugestões acima foi capaz de ajudar.

 

← Voltar ao Guia de Soluções