Problemas Impressão 3D – Extrusora entupida ou congestionada

Extrusora entupida – A sua impressora 3D deve derreter e extrudar muitos quilos de plástico durante a vida útil. Para tornar as coisas mais complicadas, todo esse plástico deve sair da extrusora através de um pequeno orifício que é do tamanho de um único grão de areia. Inevitavelmente, pode haver um momento em que algo dê errado com esse processo e a extrusora não poderá mais empurrar o plástico pelo bico. Esses atolamentos ou tamancos geralmente ocorrem devido a algo dentro do bico que impede o plástico de extrudar livremente. Embora isso possa ser assustador na primeira vez que isso acontece, mas seguiremos várias etapas fáceis para solucionar este problema que podem ser usadas para consertar um bico congestionado.

Soluções Comuns

Empurre manualmente o filamento para dentro da extrusora

Uma das primeiras coisas que pode tentar é empurrar manualmente o filamento para dentro da extrusora. Aqueça a extrusora até a temperatura apropriada para o plástico que está a usar. Em seguida, faça com que o motor da extrusora gire na direção correta. Enquanto o motor da extrusora está a girar, use levemente as mãos para ajudar a empurrar o filamento para dentro da extrusora. Em muitos casos, essa força adicional será suficiente para avançar o filamento para além da área problemática.

Recarregue o filamento

Se o filamento ainda não estiver em movimento, a próxima coisa que deve fazer é descarregá-lo. Verifique se a extrusora está aquecida até a temperatura apropriada e use o painel de controle da máquina para retrair o filamento da extrusora. Como antes, pode ser necessário aplicar alguma força adicional se o filamento não se estiver a mover. Depois de o filamento ser removido, use uma tesoura para cortar a parte derretida ou danificada do filamento. Em seguida, recarregue o filamento e veja se consegue extrudar com a nova secção não danificada do filamento.

Limpe o bico

Se não conseguiu extrudar a nova secção de plástico através do bico, é provável que precise limpar o bico antes de continuar. Muitos usuários tiveram sucesso ao aquecer sua extrusora a 100 ° C e, em seguida, puxar manualmente o filamento (esperançosamente junto com os detritos que estavam dentro!). Outros preferem usar a corda E de uma guitarra para empurrar o material para trás através da ponta do bico. Existem muitos outros métodos e cada extrusora é diferente; portanto, consulte o fabricante da impressora para obter instruções precisas.

 

← Voltar ao Guia de Soluções