Curso Robótica – #2 – Controlador do Robot, Sensores

Ao construir robots  móveis, é melhor evitar a confusão de fios e placas de contato. Vibrações que aparecem durante a condução podem levar a erros na operação da estrutura.

É por isso que começaremos a familiarizarmos nos com as shield para Arduino!

 

A sobreposição que combina os conectores Arduino foi projetada e montada pela empresa polonesa MSX , que lida, entre outras coisas, na produção de módulos universais. Graças à cooperação com um parceiro tão experiente, conseguimos preparar a placa perfeito, que contém quase tudo o que pode ser útil em robots móveis simples!

O curso de construção de robots é direcionado principalmente para iniciantes. Portanto, nesta parte do curso, vamos nos concentrar em conhecer todo o shield.

Fonte de alimentação do robot

Durante a construção de robots, deve ser lembrado que a partir de uma fonte de energia devemos “reviver” a parte eletrónica e os motores. Infelizmente, as unidades podem apresentar muito mal nas linhas de energia.

No caso deste robot, devemos alimentar um mínimo de dois motores com engrenagens. Cada motor durante a inicialização recebe uma corrente relativamente alta (maior que a consumida durante a operação normal do inversor).

Para evitar tais problemas, é necessário projetar adequadamente a fonte de alimentação. No nosso caso, consiste em vários elementos:

Conector de Energia

No lado esquerdo, encontrará um conector de energia verde na placa. É neste lugar que precisa conectar a bateria. No nosso caso, serão 6 baterias AA conectadas em série. Essa conexão nos dará cerca de 9V.

As baterias de 9V têm uma capacidade muito pequena e não são adequadas para alimentar “sistemas que consomem muita energia”. Na melhor das hipóteses, o nosso robot trabalharia nele por alguns minutos. Para algumas configurações, pode acontecer que o robot não se possa mover quando for alimentado por uma pequena bateria de 9V. Baterias AA durarão muito mais tempo em tal trabalho.

Ao conectar a fonte de alimentação, certifique-se que está a usar a polaridade correta. Os símbolos “+” e “-” podem ser encontrados no quadro.

Fusível

Outro elemento que garante a segurança da eletrónica é o fusível do polímero. De outros fusíveis distingue-se de ser reutilizável. Quando a corrente que flui através do fusível atinge o valor crítico, o fusível começa a aquecer até que o circuito seja aberto.